Notícias

Indianos usam telhas de argila e plantas para resfriamento natural

Compartilhe:     |  26 de junho de 2020

O escritório de arquitetura indiano Manoj Patel Design Studio possui diversos projetos premiados em que faz uso criativo das telhas de argila. Em um deles, batizado de Ridge Clay Roof Tile Plantation, foi criado um verdadeiro jardim vertical usando as telhas.

O projeto foi instalado em uma residência na cidade de Vadodara, em Gujarate, cujo clima local é o tropical de savana. As telhas de argila são de reaproveitamento, uma vez que o material é abundantemente disponível. O objetivo é que a solução possa aumentar o conforto térmico ao promover o resfriamento natural.

“A superfície da argila absorve a água das plantas e, quando o ar entra em contato com a superfície, libera ar fresco no espaço, o que também proporciona aos visitantes a experiência da natureza”, explicam os arquitetos.

As unidades são dispostas em zigue-zague na vertical e fixadas à parede com cimento, de forma que é possível aproveitar os vãos para acomodar pequenas plantas. Também dá para aproveitar os espaços para apoiar objetos decorativos. O resultado é visualmente espetacular e tem ainda o potencial de dar um toque de natureza em áreas urbanas.



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa - Fotos: Manoj Patel Design Studio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais