Notícias

Iniciativa da ONU cria mobilização pela despoluição dos oceanos

Compartilhe:     |  16 de abril de 2021

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anunciou a criação do Projeto Blue Keepers. A iniciativa nacional trabalha pela mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos. Para isso, engaja o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e a sociedade civil na preservação do ecossistema.

O projeto está dentro do movimento Década dos Oceanos, criada pela ONU em 2020 para inspirar a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A cada ano, 242 milhões de toneladas de resíduos plásticos são gerados no mundo – com cerca de 8 milhões chegando aos oceano. As estimativas indicam que os resíduos gerados em terra contribuem com até 80% do plástico no ambiente marinho, afetando o ecossistema. O Brasil é o 16º país do mundo que mais contribui para poluição de plástico no oceano e isso pode dobrar até 2030.

O primeiro desafio que o Blue Keepers quer superar é a necessidade de entender e mapear as fontes de resíduos plásticos. O objetivo é entender de quais maneiras a ocupação urbana irregular, as deficiências nos serviços de manejo de resíduos, o transporte por rios e outros sistemas contribuem nesse cenário.

Esse mapeamento dos pontos críticos da origem dos resíduos, bem como das causas efetivas que levam ao seu vazamento para o mar, irão embasar a prospecção e implementação de soluções para mitigar esta poluição crônica. Será possível orientar ações locais para alcançar ganhos globais, além de desenvolver metodologias e uma plataforma que possam contribuir para que cidades, estados e países avancem nessa questão.

“Os oceanos e mares são os maiores ecossistemas do planeta e são fundamentais para o presente e futuro da sociedade. O oceano conecta nações, economias e mercados, estabiliza o clima, produz oxigênio e sequestra carbono, o que é parte principal das ações contra as mudanças climáticas. É por isso que convidamos todas as empresas, inclusive as que produzem plástico, a participarem do Projeto Blue Keepers para entendermos o problema e desenvolvermos ações efetivas para a preservação dos oceanos”, diz Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.



Fonte: MSN - Busca Voluntária



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse canino: sintomas, causas e tratamento

Leia Mais