abelhas sem ferrão
Foto: Creative Commons CC0

Estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Abelhas sem Ferrão em Foco. Com o tema “As abelhas sem ferrão do Brasil e suas interações com o ambiente”, a competição é promovida pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura e Meliponicultura (LApis) do IFRS – Campus Ibirubá em conjunto com a A.B.E.L.H.A., no âmbito do projeto Meliponário Escola, uma cooperação entre a universidade e a Associação.

A ideia é que todos os interessados possam participar, estudantes, profissionais, entusiastas da abelhas e cidadãos amantes da natureza. Por meio dos registros da interação de abelhas sem ferrão em seu ambiente, visitando as flores ou na colônia, o objetivo é estimular os momentos de contemplação da biodiversidade por meio da observação das abelhas em seu habitat e contar histórias por meio das imagens.

Os participantes darão ainda uma grande contribuição para conscientizar a população em geral sobre a importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente e a agricultura.

Como participar

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 10 de março por meio do formulário: https://bit.ly/abelhas2021. No endereço está disponível também o regulamento completo, com todas as informações sobre o concurso, incluindo as especificações das fotos, a mecânica da votação e a premiação dos vencedores.

As fotos que estiverem de acordo com o regulamento serão publicadas no perfil do LApis no Instagram no dia 15 de março de 2021. De 15 a 28 de março as fotos publicadas serão avaliadas em votação popular, por meio de curtidas pelo público em geral.

A apuração será feita em 29 de março pela comissão organizadora e o resultado será divulgado no dia 20 de maio, em comemoração do Dia Mundial das Abelhas, e publicado nos perfis do LApis e da A.B.E.L.H.A. nas redes sociais Instagram e Facebook, bem como no website da A.B.E.L.H.A.

As 12 fotos mais curtidas farão parte do Calendário A.B.E.L.H.A. 2022, que é produzido anualmente pela associação e distribuído gratuitamente em sua versão digital. Além disso, cada um dos 12 vencedores receberá 10 calendários impressos via correio.

Confira o regulamento completo e o formulário de inscrição aqui. Se tiver dúvidas, envie e-mail para lapis@ibiruba.ifrs.edu.br ou mensagem pelas redes sociais do LApis (Instagram: @lapisibiruba e Facebook: LApis – IFRS Campus Ibirubá).