Cursos e Congressos

Inscrições abertas para o Prêmio Jornalista de Impacto 2020

Compartilhe:     |  24 de novembro de 2019

A iniciativa visa reconhecer profissionais e veículos de comunicação de todo o país que trabalhem o tema de investimentos e negócios de impactoSão Paulo (SP) – Estão abertas de 05 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Jornalista de Impacto, promovido pela empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

O Prêmio reconhecerá reportagens e iniciativas de profissionais e veículos de comunicação que disseminem o tema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil, com o objetivo de ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura da imprensa em relação ao tema.
Os Investimentos de Impacto são recursos privados ou públicos para aporte em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira. Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos e/ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto deve ser mensurado e analisado periodicamente. Mais em: https://ice.org.br/financas-sociais.
Já os Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.
Categorias e premiação
Podem se inscrever no Prêmio profissionais de comunicação de todo o país em quatro categorias:

1. Audiovisual (reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV)
 
2. Iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto
3. Iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto
4. Texto (reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto em jornais e revistas impressos ou online)O vencedor de cada categoria receberá, a título de premiação, o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), além de certificado e troféu, em evento a ser realizado no Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, em São Paulo (SP), entre os dias 30 de junho e 1º de julho de 2020. A divulgação dos vencedores na mídia também compõe a premiação. Todos os finalistas, não apenas os vencedores, terão acesso ainda a um curso online, oferecido pela ponteAponte, sobre a História do Campo de Impacto Social no Brasil.

Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento e preencher o formulário no site www.premiojornalistadeimpacto.com.br, enviando também o link ou PDF da reportagem ou iniciativa.SOBRE OS REALIZADORES

Realização
ponteAponte
A ponteAponte (pAp) é uma empresa que atua para fortalecer a cultura do impacto coletivo, qualificando o investimento social por meio de iniciativas multissetoriais em duas grandes frentes que se conectam: Seleção & Avaliação de projetos e Potencialização de atores do ecossistema. Conectamos o melhor de cada mundo para um mundo cada vez melhor. A ponte, para nós, é um lugar não apenas de travessia, mas também de encontros, trocas, reflexões e aprendizados, de onde se tem uma visão panorâmica que permite a escolha conjunta de caminhos.
Patrocínio
Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e parceiros
A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, antiga Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS), é uma iniciativa criada para identificar, conectar e apoiar organizações e temas estratégicos para o fortalecimento do campo de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a Aliança, – em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), o Itaú e o British Council – é patrocinador do Prêmio Jornalista de Impacto.


Fonte: Envolverde - Dal Marcondes



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Por que os cães bebem muita água?

Leia Mais