Notícias

Instituição pede recursos para desenvolver tecnologia que alerta quando bebês são esquecidos no carro

Compartilhe:     |  18 de julho de 2014

Travas nas portas, sensores de ré e alertas sonoros que indicam ao motorista que ele se esqueceu do cinto de segurança. Esses são alguns dos exemplos de como a tecnologia está preocupada com os passageiros. Na última segunda (14), nos Estados Unidos, uma instituição sem fins lucrativos entrou com uma petição na Casa Branca, sede do governo norte-americano, para conseguir recursos e desenvolver um novo dispositivo de segurança que seja capaz de detectar quando um bebê é esquecido no banco traseiro de um veículo.

A ideia é da Kids and Cars (Crianças e Carros, em tradução literal para o português), uma organização sem fins lucrativos em prol da segurança das crianças no trânsito, que está preocupada com os números de acidentes desse tipo do país. Em média, 38 crianças morrem a cada ano de insolação veicular nos Estados Unidos. Deste número, mais da metade ocorre após os pais deixarem os filhos trancados no carro por horas. Segundo a instituição, até este mês, 17 mortes de crianças por insolação veicular ocorreram no país.

Na petição, a instituição pede ao presidente Barack Obama um financiamento para pesquisas de novas tecnologias. Por meio delas, a instituição quer identificar soluções viáveis para a instalação de um dispositivo nos veículos ou nas cadeirinhas para crianças. Para reforçar a importância, o documento deve coletar 100 mil assinaturas até 13 de agosto.

Há 20 anos, a Kids and Cars analisa os casos de insolação veicular e, segundo ela, a maioria desses acidentes acontece durante um momento de distração dos pais. “É um tipo de erro de memória cometido por pais normais, atenciosos e carinhosos, que acreditavam que nunca poderiam esquecer os filhos no carro”, disse, em nota, o neurocientista David Diamond, da Universidade do Sul da Flórida, nos EUA.



Fonte: Revista Crescer



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais