Cursos e Congressos

Instituto em SP abre o cursos e eventos em Ecosofia

Compartilhe:     |  26 de maio de 2018

O Instituto Casa da Cidade, que se firmou como importante centro de debates, conferências, cursos de formação e eventos culturais na região da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, promove a partir de 7 de junho, o curso “A Ecosofia em processos e práticas”, ministrado pelo ecologista, músico-performer e pesquisador Rodrigo Reis.

Para além de fundamentar uma Ética para o século XXI, a Ecosofia convida a uma práxis Estética, por meio de formas singulares e criativas de engajamento Eco-político, o que consiste meios possíveis de articulação entre o Cuidado de Si, a reinvenção do ser-em-grupo e de ocupação de ecossistemas e cidades.

Desde sua publicação em 1989, As Três Ecologias de Felix Guattari, contagia protagonistas, coletivos e pensadores contemporâneos e, assim, vem sendo ampliada, polinizada e aplicada nos mais diversos campos de conhecimento e práticas ecológicas, urbanísticas, artísticas, pedagógicas, clínicas, sociais e em políticas públicas.

Neste curso, em parceria com a Rede PermaSampa e o Instituto Casa da Cidade, além de aprofundar conceitos, Rodrigo Reis compartilha experiências dos últimos 15 anos cartografando múltiplas parcerias com educadores, terapeutas, artistas, urbanistas, permacultores, pesquisadores, coletivos urbanos e grupos de estudos de dentro e fora da academia, dando forma às produções e expondo as potências de uma rede de conexões afetivas em torno da fértil Ecosofia.

Os encontros são experiências sensíveis recheadas por degustação de músicas, imagens e audiovisuais. Durante o processo, o grupo cria e produz uma atividade final, definindo seu local, que pode ser em espaço ou galeria fechados, ou ruas, praças, parques, hortas e até mesmo em sítios nos arredores de SP. A proposta de convivência num sábado, é de pôr em ação os conceitos estudados e praticar o método cartográfico.

O curso acontece durante as quintas-feiras de junho, das 19h às 22h, mais um sábado, dia 07 de julho, das 10h às 18h, totalizando 20 horas de atividades.



Fonte: Envolverde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais