Notícias

Inteligência Artificial “prevê” como são os rostos utilizando apenas a voz

Compartilhe:     |  13 de junho de 2019

Algumas vozes são tão marcantes que você é capaz de imaginar como seria o rosto da pessoa. Mas agora, a Inteligência Artificial (IA) chamada deSpeech2Face também é capaz de fazer isso, gerando uma imagem digital do rosto de uma pessoa usando apenas uma gravação curta como referência.

A Speech2Face foi treinada por cientistas em milhões de vídeos educacionais que mostraram mais de 100 mil pessoas falando. A partir deste conjunto de dados, a tecnologia aprendeu realizar associações entre pistas vocais e certas características físicas em uma face humana, dizem os pesquisadores no estudo publicado no jornal científico ArXiv.

Mas a voz não é o suficiente para que a IA saiba exatamente como é uma pessoa. A rede neural reconheceu certos marcadores na fala que apontavam para sexo, idade e etnia, características que são compartilhadas por muitas pessoas, relataram os autores do estudo. Ou seja, o modelo produzirá apenas rostos de aparência neutra e genérica.

A tecnologia cria um rosto com base na voz (Foto: Divulgação)

O Speech2Face demonstrou um desempenho fraco quando confrontado com variações de linguagem. Ao ouvir um áudio de um asiático falando chinês, o programa produziu uma imagem de um rosto asiático. No entanto, quando o mesmo homem falou em inglês em outra gravação, a IA gerou o rosto de um homem branco.

O algoritmo também mostrou viés de gênero, associando vozes de baixa frequência com rostos masculinos e vozes agudas com rostos femininos. E como o conjunto de dados de treinamento representa apenas vídeos educacionais do YouTube, “não representa igualmente toda a população mundial”, escreveram os pesquisadores.



Fonte: Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais