Notícias

Inundações costeiras deverão aumentar cerca de 50% até 2100

Compartilhe:     |  31 de julho de 2020

Fenômenos associados à mudança do clima vão pressionar ainda mais a vida litorânea e a economia global

As inundações costeiras em todo o mundo devem aumentar em cerca de 50% devido às mudanças climáticas nos próximos 80 anos, colocando em risco milhões mais pessoas e trilhões de dólares em infraestrutura costeira, segundo uma nova pesquisa. A pesquisa a esse respeito foi abordada em artigo publicado na revista “Scientific Reports”.

O estudo, liderado pela Universidade de Melbourne (Austrália) e que envolveu o Instituto IHE Delft de Educação da Água, a Vrije Universiteit de Amsterdã (ambos na Holanda), a Universidade de East Anglia (UEA) e o Fórum Global do Clima (Alemanha), mostra que a área exposta a um evento de inundação extrema aumentará em mais de 250 mil quilômetros quadrados em todo o mundo, um incremento de 48%, totalizando mais de 800 mil quadrados quilômetros.

Isso significaria que cerca de 77 milhões de pessoas a mais correrão o risco de sofrer com inundações, um aumento de 52%, totalizando 225 milhões. O risco econômico em termos de infraestrutura exposta aumentará em até US$ 14,2 trilhões, o que representa 20% do PIB global.

A análise publicada é baseada em um cenário climático em que as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera continuam subindo rapidamente.

Riscos multiplicados

“Um clima quente está impulsionando o aumento do nível do mar porque a água se expande à medida que se aquece e as geleiras estão derretendo. As mudanças climáticas também estão aumentando a frequência de mares extremos, o que ampliará ainda mais o risco de inundações”, disse Ebru Kirezci, aluno de doutorado da Universidade de Melbourne e autor principal do artigo. “O que os dados e o nosso modelo estão dizendo é que, em comparação com agora, o que vemos como um evento de inundação extrema que ocorre uma vez a cada 100 anos será dez vezes mais frequente devido às mudanças climáticas.”

O professor Robert Nicholls, da Universidade de East Anglia e coautor do estudo, disse: “Esta análise mostra a urgência de ações para combater a elevação do nível do mar por meio da mitigação climática, para reduzir a elevação, e da adaptação, como melhores defesas costeiras, pois parte do aumento é inevitável”.

Segundo o professor Ian Young, pesquisador de engenharia de infraestrutura da Universidade de Melbourne e coautor do relatório, embora o noroeste da Europa esteja particularmente exposto ao risco crescente de inundações, o estudo mostra outras áreas importantes de risco em todos os continentes. Entre elas estão pontos na Austrália, na Nova Zelândia, na China, na Índia, no sudeste da Ásia, no sudeste da África e na América do Norte.

Alerta aos políticos

“Esta é uma pesquisa crítica do ponto de vista político, porque fornece aos políticos uma estimativa crível dos riscos e custos que estamos enfrentando, e uma base ou ação”, disse Young. “Esses dados devem funcionar como um alerta para informar as políticas nos níveis de governo global e local, a fim de que mais defesas contra enchentes possam ser construídas para proteger a vida e a infraestrutura costeira.”

A análise não leva em conta a existência de defesas de inundação em locais como o norte da Europa, que já oferecem proteção significativa. Mas os pesquisadores alertam que a extensão do aumento do risco destacado pelo estudo mostra o quão vulneráveis ​​grandes partes do mundo se tornarão, a menos que sejam tomadas medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e expandir as defesas contra enchentes.

“Nossa pesquisa mostra que grandes partes das comunidades que residem em áreas costeiras baixas correm o risco de serem devastadas, por isso precisamos de ações urgentes. Áreas vulneráveis ​​precisam começar a criar defesas costeiras, precisamos aumentar nossa preparação e precisamos seguir estratégias para mitigar as mudanças climáticas”, disse Kirezci.



Fonte: Revista Planeta



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais