Notícias

Invenção de pesquisadores da USP transforma geladeira em aquecedor de água

Compartilhe:     |  1 de Maio de 2015

A necessidade de poupar energia levou pesquisadores da USP a desenvolver um sistema de aquecimento que aproveita a geladeira.

Seja em aparelhos de ar condicionado, freezers ou geladeiras, a refrigeração depende de um fluido que circula dentro dos aparelhos, em tubos e serpentinas. Quando comprimido por um motor o gás esquenta. Reduzida a pressão, a temperatura cai. Ele se torna líquido, gelado. E assim, sucessivamente.

Nesse processo de esquentar e esfriar há uma liberação de calor, que nas geladeiras domésticas é bem perceptível na parte de trás, em uma tubulação que fica quente, e é inclusive usada por muita gente para aquele velho truque de secar roupas molhadas, o que, aliás, não é recomendado pelos fabricantes. Mas o fato é que esse calor que normalmente se perde, é dissipado no ar, pode ser aproveitado com uma invenção simples, desenvolvida por pesquisadores da USP.

O professor da escola politécnica mostra o sistema, que já foi até patenteado: o gás bem quente é desviado para uma serpentina dentro de um reservatório de água. O calor aquece a água, que, neste caso, abastece uma torneira.

Jornal Nacional: Aquela boa água para lavar louça.
Professor: Exatamente.

Ao mesmo tempo, o gás já volta à geladeira mais frio, o que diminui o consumo de energia elétrica. “A melhoria da eficiência de geladeira é em torno de 10% a 13%”, explica o professor de engenharia mecânica da USP, José Roberto Simões Moreira.

Quanto maior o abre-e-fecha da porta, mais o motor trabalha e mais água pode ser aquecida. Ideal para estabelecimentos comerciais, o sistema também seria útil em residências e poderia até ser equipamento opcional em novos modelos.

“Hoje toda economia que for possível, não só para o consumidor mas também pensando no país de uma forma ampla, a matriz energética do país, é positiva toda eficiência energética que for possível ser realizada”, diz o professor.



Fonte: Jornal Nacional



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para cuidar da coluna do pet

Leia Mais