Notícias

Inverno: conheça um hábito que faz toda a diferença para prevenir as doenças desta época

Compartilhe:     |  11 de julho de 2020

Como anda a higiene do seu nariz? Já parou para pensar? Todos os dias, tomamos banho, escovamos os dentes e lavamos as mãos. Mas assim como as outras partes do seu corpo, é muito importante limpar e hidratar o nariz diariamente. Isso porque ele aquece, umidifica e filtra o ar que respiramos, portanto é responsável pela defesa e prevenção de doenças respiratórias. E a limpeza remove as impurezas do nariz, enquanto a hidratação umidifica a mucosa, auxiliando o nariz a executar essas funções.

Para ajudar sua família a se manter saudável e segura na época mais fria do ano, a Pais&Filhos se juntou com a Libbs Farmacêutica para um bate-papo com Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista, filha de Manuel e Maria Lúcia, e Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, para dar dicas de como manter a família protegida das doenças respiratórias e incluir o hábito da limpeza e hidratação do nariz no dia a dia.

Para passar bem longe das doenças comuns do inverno, a médica recomenda atitudes que fazem toda a diferença: vacina, alimentação saudável, lavar as mãos, limpeza e hidratação nasal diária. “A lavagem nasal tem comprovação científica para a prevenção das doenças respiratórias. É um excelente preventivo, e não um medicamento. Então é um hábito que deve ser incorporado na rotina da família: precisamos lavar o nariz ao mínimo duas vezes ao dia, de manhã e pela noite”. O hábito ajuda os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui a ocorrência de infecções e crises de alergia.

É normal ter aflição ou medo de machucar nas primeiras vezes que você fizer a limpeza nasal com seu filho, principalmente se ele for bebê. Mas basta seguir alguns cuidados para que esse hábito dê certo e entre de vez na rotina da sua família. “Para cada faixa etária e momento, existe um método que vai se encaixar melhor para a criança e a rotina da família, que não seja penoso para o bebê e que os pais consigam fazer de forma adequada”, explica Maura.

A limpeza pode ser feita desde o primeiro dia de vida do bebê. Uma alternativa para evitar o medo do bebê se afogar com a limpeza nasal é usar o Salsep 360, um spray com um volume suave ideal para os bebês e recém-nascidos e o único com aplicação 360º que permite a aplicação em qualquer posição, trazendo mais conforto para o bebê e mais tranquilidade para as mães.

A higiene nasal deve se tornar um hábito da família toda (Foto: iStock)

Solução que funciona

Para melhorar ainda mais a prevenção e o tratamento de doenças típicas do inverno, a Libbs tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo Diário da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios diários.

A linha oferece produtos para todas as idades da família, inclusive para crianças e bebês. O Salsep Jet Kids® é eficaz para uma limpeza mais profunda: com uma solução salina em jato contínuo, possui o bico fixo ao frasco, o que promove mais segurança para as crianças. O Salsep 360® foi desenvolvido especialmente para a limpeza nasal suave em recém-nascidos e crianças até 4 anos.  O produto tem uma válvula exclusiva que permite a aplicação em qualquer posição, inclusive invertida, e libera a quantidade adequada sem provocar sensação de afogamento no seu filho.

Além desses diferenciais, os produtos da linha Salsep da Libbs oferecem etiqueta ou espaço nos rótulos e caixas para marcar o seu nome ou do seu filho. Esse cuidado é para que o uso fique individualizado e, assim, mais higiênico. Os cuidados para o nariz devem ser iguais ao hábito de escovar os dentes: cada um tem a sua escova e todo dia é dia!

Assista ao vídeo com o bate-papo completo com a Dra. Maura Neves:



Fonte: pais&filhos



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais