Trilhas da Paraíba

Jacaraú

Compartilhe:     |  6 de fevereiro de 2021

O município de Jacaraú está localizado na mesorregião da Mata Paraibana e, especificamente, na microrregião do Litoral Norte, a uma distância de João Pessoa de 84 km.  Limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte e os municípios de Mamanguape (32km), Curral de Cima (15 km), Pedro Regis (8 km) e Caiçara (19 km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. A vegetação consiste numa transição da Floresta Latifoliada Perenifólia Costeira (Mata Atlântica) para uma vegetação acatingada, encontra-se também uma mata seca subcaducifólia.

História

A colonização de Jacaraú teve início no final do século XIX e começo do século XX. O primeiro desbravador foi o coronel Francisco Fernando Lisboa.

Foram feitas várias pesquisas sobre a origem do nome Jacaraú, onde se tornou difícil comprovar a veracidade da historiografia do nome JACARAÚ. Entrevistas feitas com pessoas que viveram nesta região, há mais de 80 anos, e pesquisas feitas em documentos antigos, confirmaram as seguintes utopias: No início, os pioneiros vinham com o objetivo de buscar nesta região, um fruto muito conhecido pelo nome de JARACATIÁ (Tupi Yarakati’a), ou seja, planta da família dascaricáceas (Jacaratia spinosa), mamoeiro-do-mato, que poderia ser conhecido como região de Jaracatiá.

Este fato pode ter levado a origem da utopia do nome Jacaraú, por ser predominantemente da origem conhecida pelos indígenas de Jaracatiá. Como a população achava que com a extinção dos mamoeiros não havia mais sentido manter esse nome na Vila, por conta deste fato natural, acharam melhor mudar para Jacaraú, nome atual.

Segundo informações de vários moradores desta cidade e de outras cidades vizinhas, a Vila do Jacaré, como era conhecida a Vila de Jacaraú, teria vários motivos para que os pioneiros que por aqui passaram – e outros que aqui ficaram, sempre de uma forma mais objetiva e até um pouco preconceituosas –, procurassem desvincular quaisquer nomes indígenas da Vila ou da cidade, mostrando a total falta de respeito que estes “pioneiros” tinham com as civilizações que já viviam nesta região, antes do negro e do branco, considerados civilizados, onde só trouxeram destruição, isto é, genocídio, para quem, na realidade era dono desta região.

Existia uma lagoa no centro da Vila que ficou bastante conhecida devida o fato de existir na mesma, muitos jacarés. Por isso, seu primeiro nome era Vila do Jacaré. Jacaraú que era conhecido como Distrito de Mamanguape passou a ser cidade através da Lei 2604/61 e sancionado no dia 30 de janeiro de 1961 através do então governador Pedro Gondim, no período de 2 de fevereiro de 1962 a cidade foi administrada por um interventor até 11 de novembro de 1962, seu primeiro Prefeito Constitucional em 1962 foi Pedro Régis da Silva.



Fonte: Famup - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais