Notícias

Jiboia – Características, comportamento, diferenças entre elas e as sucuris

Compartilhe:     |  11 de dezembro de 2019

Certamente a jiboia é uma das serpentes mais assustadoras encontrada no território brasileiro. Além disso, ela é a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri.

Acima de tudo, elas são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Apesar da fama, elas não são tão más quanto aparentam.

O seu nome científico é Boa Constrictor. Igualmente a sucuri, ela possui a habilidade de matar a presa pela constrição de seu corpo. Elas são classificadas em 11 subespécies, sendo que apenas duas estão presentes no território brasileiro.

Além disso, veja sua classificação taxonômica completa:

Características da jiboia

Jiboia - tudo o que você precisa aprender sobre a serpente
Escola Kids

Primeiramente, a jiboia possui um corpo cilíndrico e comprido, sendo que pode alcançar quatro metros de comprimento. Apesar disso, na maioria das vezes ela não passa de dois metros de comprimento. Além disso, na maioria das vezes as fêmeas são maiores que os machos.

Sua coloração é variada. Alguns indivíduos apresentam a cor cinza predominante. Em contraste, outros apresentam a coloração marrom. Além disso, existem ainda aqueles que possuem coloração bem escura, quase no tom de preto. As escamas das jiboias são pequenas e irregulares. Elas também possuem uma expectativa de vida de 25 a 30 anos.

A cabeça dessa serpente tem formato retangular. Alem disso, os olhos apresentam pupilas verticais. Ele apresenta uma musculatura do corpo bem desenvolvida, sendo essa musculatura fundamental para comprimir o corpo de sua presa. Essas serpentes são capazes de captar estímulos térmicos, químicos e visuais

Comportamento da jiboia

Jiboia - tudo o que você precisa aprender sobre a serpente
Melhores Amigos

As jiboias são encontradas em várias regiões da América Central e América do Sul. No Brasil ela é vista na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal. Além disso, são animais noturnos mas que podem ser vistos durante o dia. Elas possuem hábitos terrestres e semiarborícolas.

Acima de tudo, ela apresenta um comportamento conhecido como “senta-espera”. Ou seja, elas permanecem em locais em que não são facilmente avistadas e esperam o momento que seu alimento chegue até elas. Na captura, ela enrola seu corpo no animal, enrolando-o e apertando-o até que os movimentos respiratórios cessem e a presa morra por asfixia.

Após isso, ela engole-a inteira. Primeiramente ela engole a cabeça do animal e depois o resto do corpo. Isso evita que os membros abram-se e dificultem a deglutição. Além disso, quando se sentem ameaçadas, elas contraem sua cabeça e pescoço e emitem um som agudo. Além disso, as jiboias podem eliminar fezes e morder o predador.

Reprodução e alimentação

Jiboia - tudo o que você precisa aprender sobre a serpente
NE10

Primeiramente, a jiboia é um animal carnívoro que se alimenta de mamíferos roedores de pequeno porte. Apesar disso, eles também podem alimentar-se de alguns anfíbios, aves, outros répteis e também de ovos de outros animais. Além disso, elas  apresentam uma dentição denominada áglifa, que não é especializada na inoculação de peçonha. Ou seja, não são venenosas.

As jiboias são vivíparas. Isso significa que os embriões das jiboias desenvolvem-se dentro do corpo da mãe, dando à luz filhotes já formados. Consequentemente, elas não botam ovos. Além disso, uma jiboia dá à luz de 15 a 30 filhotes, a cada gestação, os quais nascem com tamanho de, aproximadamente, 50 centímetros de comprimento e um peso que pode chegar até 120 gramas.

Comercialização

Jiboia - tudo o que você precisa aprender sobre a serpente
Viver Bem

Provavelmente você não sabe, mas você pode ter uma jiboia de estimação no Brasil. É possível comprar e criar jiboiais. Apesar disso, é necessário comprá-las em locais devidamente registrados e autorizados pelo Ibama. Além disso, as jiboias vendidas nesses locais são indivíduos nascidos exclusivamente em cativeiro.

Elas possuem chips eletrônicos para identificação de origem e acompanham um certificado que mostra a condição de saúde desses animais. Além disso, comprar animais silvestres sem procedências é considerado crime.

Jiboia X Sucuri

Jiboia - tudo o que você precisa aprender sobre a serpente
Portal Amazônia

A sucuri (Eunectes murinus) apresenta muitas caraterísticas em comum com a jiboia. Primeiramente, ambas possuem grande comprimento. Além disso, a sucuri, assim como a jiboia, mata suas presas por constrição. A sucuri apresenta hábitos essencialmente aquáticos, apesar de também deslocar-se no solo. A jiboia, por sua vez, apresenta predominante hábito terrestre e semiarborícola.



Fonte:Segredos do Mundo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais