Notícias

João Pessoa sedia Seminário com foco na formação da Rede de Monitoramento Cidadão

Compartilhe:     |  14 de novembro de 2016

A Baobá Sustentabilidade promove, em João Pessoa, no próximo dia 17 de novembro, o Seminário de Estruturação da Rede de Monitoramento Cidadão, no contexto da metodologia Cidades Emergentes Sustentáveis – CES/BID. O evento terá início às 13h30, na Sala Multimídia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Cidade Universitária.

Com o objetivo de fortalecer o tema sustentabilidade no planejamento e na gestão urbana, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou em 2010 a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), focada em cidades médias de crescimento acelerado na região da América Latina e Caribe. A Plataforma se apoia em uma metodologia que oferece indicadores e estratégias para definir linhas de ação prioritárias em uma abordagem multidisciplinar que procura integrar a sustentabilidade nas perspectivas ambiental, territorial urbano e fiscal.

Em sua fase piloto, a metodologia foi aplicada em Goiânia e posteriormente, com o apoio da CAIXA, em outras quatro cidades: João Pessoa, Palmas, Florianópolis e Vitória. Atualmente, a metodologia também está sendo aplicada em Três Lagoas com o apoio do Instituto Votorantim. A aplicação da metodologia nesses municípios produziu, para cada um deles, um Plano de Ação de longo prazo, com uma série de ações que buscam orientar o desenvolvimento do município para a sustentabilidade.

Neste momento, a CES está se concentrando na criação de mecanismos de monitoramento cidadão sobre o poder público municipal no que tange à implementação dessas ações. O monitoramento cidadão será realizado por uma rede composta pela sociedade civil, academia, imprensa e setor produtivo, a qual irá não apenas observar as ações do governo e monitorar a evolução dos indicadores da CES do município, mas também propor projetos e ações que melhorem o desempenho do município e a vida da população.

A Baobá – Práticas Sustentáveis, Agência Executora responsável pela criação das redes nos municípios participantes, iniciou em agosto de 2016 nas cidades CES com o apoio da CAIXA, por meio do Fundo Socioambiental, uma série de reuniões com organizações da sociedade civil para apresentar o Projeto Rede de Monitoramento Cidadão. Como fruto dessas reuniões, a Baobá organiza esse Seminário para estruturar a rede, convidando para isso todas as organizações que foram consultadas e outras interessadas no tema da sustentabilidade na cidade.

Os objetivos do seminário são os seguintes: promover a troca de experiências com as iniciativas de controle social, participação cidadã e busca pela transparência já existentes na cidade; explorar a possibilidade de articulação e convergência das agendas das iniciativas existentes; e dialogar sobre a importância e a forma de se consolidar uma Rede de Monitoramento Cidadão autônoma e independente.



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais