Notícias

João Pessoa tem 2.400 ipês catalogados e árvore embeleza diversos locais da capital paraibana

Compartilhe:     |  28 de fevereiro de 2021

João Pessoa tem catalogadas 2.400 árvores de ipês em áreas públicas como canteiros centrais de avenidas e ruas, praças, parques e escolas, conforme a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A árvore é nativa da Mata Atlântica, o principal bioma da capital, e pode chegar a atingir 30 metros de altura. Já a floração do Ipê é um espetáculo, que embeleza a capital paraibana.

Conforme o diretor de Controle Ambiental da Semam, alterações climáticas podem ter causado mudanças na floração do Ipê, que agora está acontecendo de forma espaçada.

“Altas temperaturas e poluição interferem na floração e em todos os processos e ciclos de nossas plantas. Mas ainda é possível observar a floração dos ipês em João Pessoa, mesmo de forma espaçada.”

Isso também pode ter causado um atraso na floração. Normalmente, o período para a árvore dar flores é de setembro a dezembro. O processo não aconteceu ano passado e as árvores estão florescendo agora, no início de 2021.

João Pessoa tem 2.400 ipês catalogados e pode ser vistos em vários pontos da cidade — Foto: PMJP/Divulgação

João Pessoa tem 2.400 ipês catalogados e pode ser vistos em vários pontos da cidade — Foto: PMJP/Divulgação

O aposentado Geraldo Fidelis gosta de fotografar ipês e caminhadas na cidade para avistar a espécie são comuns. “Eu tenho paixão grande por ipês, de qualquer cor, mas acho o amarelo o mais deslumbrante deles. Mas todos sem execessão me agradam”, disse.

Ele explica que o charme da árvore é que ela embeleza a cidade sozinha e se destaca, porque quando o ipê floresce, nenhuma árvore está com flores: “É soberano nessa época. Ele traz beleza, ele traz alegria, deslumbramento.”

Entre os ipês cadastrados em áreas públicas se encontram os de flores roxa, amarelas e rosas. A copa das árvores fica florida de maneira generosa, contrastando com o verde das outras espécies e quando as flores caem, um belo tapete amarelo no chão.

Na última semana de fevereiro é possível vislumbrar o espetáculo da floração dos ipês amarelos em algumas áreas da cidade, como no Parque Arruda Câmara, canteiros da Avenida Eurípedes Tavares e Avenida Getúlio Vargas.

No final de fevereiro é possível ver a beleza dos ipês em vários pontos de João Pessoa. A cidade tem 2.400 ipês catalogados. — Foto: PMJP/Divulgação

No final de fevereiro é possível ver a beleza dos ipês em vários pontos de João Pessoa. A cidade tem 2.400 ipês catalogados. — Foto: PMJP/Divulgação

Campanha "Paraíba que Floresce e Colhe", dos veículos da Rede Paraíba de Comunicação — Foto: Rede Paraíba de Comunicação/Divulgação

Campanha “Paraíba que Floresce e Colhe”, dos veículos da Rede Paraíba de Comunicação — Foto: Rede Paraíba de Comunicação/Divulgação



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais