Notícias

João Pessoa tem chuvas 22% acima da média de março e previsão indica mais ocorrências

Compartilhe:     |  23 de março de 2015

O Litoral paraibano deve continuar recebendo chuvas nesta segunda-feira (23). De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa), a previsão é de que o dia seja nublado em toda a faixa litorânea, com possibilidade de chuvas a qualquer momento. Ainda conforme a Aesa, precipitações devem ser registradas de maneira isolada no Sertão e Alto Sertão do estado. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), do primeiro dia de março até esta segunda-feira o volume de chuvas registradas em João Pessoa foi de 265 milímetros, o que representa 22% a mais que a média para o mês que é de 204,4 milímetros.

Chove na capital paraibana desde a sexta-feira (20). As chuvas provocaram transtornos e várias ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de João Pessoa. Foram registrados desabamento e alagamentos em diversos pontos e internautas divulgaram nas redes sociais informações sobre queda de árvores. No bairro de Mandacaru, uma casa ficou inundada pela água da chuva.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, também foram registradas chuvas no interior do estado durante o fim de semana. “Tivemos chuvas isoladas em cidades de todas as regiões da Paraíba”. Ainda de acordo com a meteorologista, este é o período do ano que mais chove no estado e as precipitações já eram esperadas pela Aesa.

As chuvas voltaram a atingir João Pessoa nas primeiras horas desta segunda-feira. Apesar de fracas, as precipitações causaram alguns transtornos. De acordo com boletim divulgado pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), algumas vias da Capital ficaram com trânsito lento e fluxo intenso de veículos nesta manhã. Na BR 230, um acidente envolvendo dois carros causou lentidão no tráfego de veículos, por volta das 6h40.

A orientação é de que em dias de chuva os motoristas reforcem a atenção no trânsito, reduzam a velocidade e acendam os faróis dos carros. A Semob-JP também pede para que os condutores respeitem as sinalizações e evitem frear de maneira brusca para que as rodas não travem, fazendo o carro derrapar por falta de aderência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, nenhuma ocorrência foi registrada entre o domingo (22) e esta segunda-feira. “Tivemos apenas alguns chamados informando sobre entupimentos de galerias e alagamentos, mas nada grave. É importante ressaltar que nenhuma família ficou desalojada”, disse, ao Portal Correio.

Qualquer ocorrência em decorrência de chuvas ou da situação precária de moradias pode ser informada à Coordenadoria de Defesa Civil, por meio da Linha Direta 0800 285 9020, que funciona em regime de plantão durante as 24 horas.



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais