Notícias

Jogar um espelho fora não é tão simples quanto possa parecer

Compartilhe:     |  19 de fevereiro de 2019

Muito comuns no dia-a-dia das pessoas, os espelhos podem ser complicados de se reciclar. Confira para saber como acontece o descarte de espelhos e onde fazer sua reciclagem?

Não tem quem não conheça um espelho. Usamos esse objeto várias vezes ao dia, começando na hora de escovar os dentes e de nos vestirmos. Como ele é uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, nós o utilizamos para conseguirmos enxergar objetos que estão além do nosso alcance (no caso de retrovisores de carros, por exemplo) ou, no uso mais comum, para termos visão sobre nosso próprio corpo. Sua origem remonta ao sexto milênio antes de Cristo, quando eram feitos de pedaços de rocha polida.

Sua fabricação moderna consiste na aplicação de uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho, que atua como camada reflexiva, em um dos lados do vidro (confira mais detalhes sobre sua produção).

Dicas de como limpar e conservar o seu espelho

Os espelhos são peças delicadas e muitas das manchas que aparecem neles são, geralmente, ocasionadas por agressões involuntárias praticadas na hora de limpá-los. Para evitar isso, sugerimos alguns cuidados a serem tomados na hora de limpar o seu espelho. Assim, é possível prolongar a vida útil do objeto. Aqui vão algumas dicas:

É reciclável?

O espelho é feito de vidro temperado revestido com nitrato de prata, e, justamente por isso, é difícil reciclá-lo. Para realizar o descarte de espelhos, é preciso, antes, dividir os metais contidos no vidro. Nesse método, os contaminantes do vidro são separados e ele é, então, reciclado. Infelizmente, esse procedimento é muito difícil e custoso.

Como as substâncias contidas no espelho envolvem químicos que podem ser nocivos ao meio ambiente (se entrarem em contato com lençóis freáticos, por exemplo), tente fazer de tudo para usar o seu espelho ao máximo, antes do descarte.

Fique ligado antes de trocar o seu por um novo. Além das dicas acima para prolongar a vida útil, também é possível fazer mosaicos com espelho e outros tipos de artesanato.

Postos especializados

Ainda não existem locais de coleta oficiais para esse material. Portanto, contate o seu fabricante ou encontre as lojas autorizadas e vidraceiros próximos que realizem esse serviço. Caso não tenha ninguém que recicle, contate a prefeitura de sua cidade para saber como lidar com o material. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente.



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais