Notícias

Joinville pretende ter apenas 20% dos deslocamentos feitos em motos e carros até 2030

Compartilhe:     |  18 de julho de 2014

Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, muitas cidades brasileiras já têm estabelecido novos projetos. Joinville, em Santa Catarina, é um desses exemplos. A prefeitura local já discutiu o tema com os moradores e deve priorizar investimentos que melhorem o transporte coletivo e a estrutura para pedestres e ciclistas.

O PlanMOB, como foi apelidado o projeto de mobilidade urbana da cidade, foi lançado em junho deste ano e tem como objetivo reduzir o uso de carros e motos de 40% para 20% até 2030. Em contrapartida, as mudanças devem aumentar o uso de ônibus de 25% para 40% nos deslocamentos diários.

Para tornar o transporte coletivo mais eficiente, Joinville planeja melhorar os corredores de ônibus e, possivelmente, reduzir os preços das passagens. A reforma e construção de novas calçadas e ciclovias também devem entrar no projeto para garantir a segurança de quem anda a pé ou de bicicleta.

A prefeitura do município catarinense realizou, até o momento, oito consultas presenciais, com representantes comunitários, empresas, especialistas e ativistas, mas qualquer morador participar da pesquisa através de um questionário on-line, disponível no site do IPPUJ.



Fonte: Mercado Ético



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais