Notícias

Jovens criam comunidade sustentável e vivem menos dependentes do dinheiro

Compartilhe:     |  6 de julho de 2014

Sabe aquele trecho da canção Vapor Barato, que diz: Eu não preciso/de muito dinheiro/graças a Deus? Parece até que Waly Salomão e Jards Macalé (compositores da música) o fizeram sob encomenda para quatro jovens de Atenas (GRE), que criaram a comunidade sustentável Free and Real, cujo lema é “Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado”.

A comunidade existe há cerca de 3 anos, na ilha de Evia, e trata-se de uma sociedade alternativa, formada por 10 moradores em tempo integral e mais de 100 que residem no local durante alguma parte do ano. Por lá, todos se alimentam da comida produzida por eles próprios, além de morarem em cabanas comunitárias, sem energia elétrica, também construídas pelas próprias mãos.

Caso o que eles plantarem exceda o que precisam, eles trocam por outros produtos que necessitam em um vilarejo próximo – é o bom e velho escambo.

A ideia de criação da comunidade nasceu em 2008 em um fórum da internet, pois, segundo os jovens fundadores, a Grécia já estava em crise na área da educação, no sistema de saúde e meio ambiente. Mas, com o agravamento do problema econômico, que ganhou destaque em 2010, o estilo de vida alternativo tem sido mais procurado.

Muitos interessados buscam a comunidade para aprender técnicas de vida sustentáveis e saber mais sobre agricultura orgânica.

 



Fonte: Mercado Ético - EcoD



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais