Notícias

Jovens da Baixada Santista e da região metropolitana de SP se unem em ação para reflorestar a Cantareira

Compartilhe:     |  2 de maio de 2015

Voluntários da Baixada Santista e da região metropolitana de São Paulo se uniram numa ação para reflorestar a região do sistema Cantareira, que teve sua capacidade de armazenamento de água reduzida devido à pior estiagem dos últimos anos. O objetivo da iniciativa é ajudar na preservação do local, já que a falta de cobertura vegetal em áreas de mananciais e nascentes também é um agravante dos efeitos da seca. A Cantareira abastece cerca de 55% da Grande São Paulo e tem capacidade de tratar 33 mil litros de água por segundo, dentro de um complexo formado por seis represas.

A ação, que é coordenada por Gabriel Estevam Domingos, um dos vencedores do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais, começou na quarta-feira, 29 de abril e continua no dia 3 de maio, domingo. Segundo o coordenador, somente 21,5% das áreas do Cantareira têm cobertura vegetal.


Grupo que atuou na primeira etapa

Domingos lembra ainda que a ONU (Organização das Nações Unidas) emitiu um relatório de alerta sobre a necessidade urgente de reflorestamento da região. Se a mata nativa ainda estivesse preservada, os reservatórios poderiam ter mais água. “Uma das principais causas da crise hídrica que estamos vivendo é o desmatamento. Sem a cobertura vegetal nas nascentes que deságuam no Cantareira, não há como preservar esse precioso manancial”, explica.

A área da ação de plantio é pública, e foi solicitada autorização prévia do Município, das Polícias Ambiental Estadual e Rodoviária Estadual, do Ministério Público, do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.

Para participar

Os interessados em participar da segunda etapa, no dia 3 de maio, deverão encaminhar e-mail com nome e contato para: ged@gedinovacao.com.br. Todos os participantes receberão camisetas, equipamentos de proteção, lanches e transporte. O ponto de encontro e partida será próximo ao terminal de ônibus e metrô Jabaquara, no domingo, dia 3 de maio, com saída às 9h e retorno previsto para as 17h.



Fonte: Bayer Jovens



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais