Notícias

Kelp: alga marinha de grande poder nutricional tem diversos usos

Compartilhe:     |  26 de março de 2015

Kelp, também conhecida como laminariales, é uma alga marinha com ótimas propriedades nutritivas e que provê diversos benefícios à saúde humana e a plantações, já que também funciona como fertilizante natural. Ela pertence à classe Phaeophyceae, que se reproduz numa velocidade espantosa.

Grande parte do benefício alimentar e da eficácia como fertilizante se devem aos minerais presentes na alga. Ela é rica em oligoelementos, como o ferro, o vanádio, o silício, o zinco e o boro. Só para se ter uma ideia, há mais oligoelementos na kelp do que no sal marinho não refinado.

Alguns dos minerais são pouco encontrados no organismo humano, apesar da grande importância que possuem para seu desenvolvimento. Certos componentes presentes na alga podem até ser como fontes medicinais. O iodo, por exemplo, com grande concentração na kelp, é usado no combate ao desenvolvimento de doenças na tireoide

Como não poderia deixar de ser, a alga também é uma importante aliada para os vegetarianos, pois possui vitamina B12 na mesma proporção em que é encontrada no fígado animal, o que a torna eficiente na alimentação. Tem também as vitamina C, E, K e D.

Para se ter noção de quão rápido o crescimento da alga pode se dar, é possível que a kelp cresça até meio metro por dia. Seu grande teor de açúcar faz com que ela seja até uma fonte viável para produção de álcool para combustível.

Por fim, como adubo, a alga repõe minerais e estimula o crescimento de micro-organismos.



Fonte: Equipe eCycle - Epoch Times



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais