Notícias

KLM levanta voo de avião futurístico com eficiência energética

Compartilhe:     |  3 de setembro de 2020

A companhia aérea KLM se uniu a Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft) para projetar um avião futurístico. Após extensos testes em túnel de vento e em solo, o Flying-V ficou pronto e já levantou seu primeiro voo.

Intitulado pela companhia como a “aeronave do futuro com eficiência energética”, o Flying-V foi bem-sucedido em seu primeiro teste de voo, realizado na Alemanha em agosto.

O experimento foi conduzido por uma equipe de pesquisadores, engenheiros e um piloto de drone da TU Delft. Confira a filmagem do voo abaixo:

“O design se encaixa em nossa iniciativa Fly Responsably, que representa tudo o que estamos fazendo e faremos para melhorar nossa sustentabilidade. Queremos um futuro sustentável para a aviação e a inovação faz parte disso. A KLM está entre as três companhias aéreas mais sustentáveis do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade por muitos anos. Queremos continuar a ter esse protagonismo. Portanto, estamos muito orgulhosos de termos conseguido isso juntos em um período de tempo tão curto”, disse Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

Elbers também destacou a importância de selar parcerias e que é impossível “tornar o setor de aviação mais sustentável sozinho”.

aviação sustentável
Foto: KLM

Ainda segundo informa a companhia, o objetivo é projetar uma aeronave de longa-distância com grande eficiência energética. “O design da aeronave integra a cabine de passageiros, compartimento de carga e tanques de combustível nas asas, criando um formato em V. Cálculos de computador previram que a forma aerodinâmica aprimorada e o peso inferior da aeronave reduzirão o consumo de combustível em 20% em comparação com as aeronaves mais avançadas de hoje”, diz em comunicado.

Apesar do avanço ainda ser lento, o setor de aviação tem cases interessantes. O mais proeminente deles é, sem dúvidas, o Solar Impulse – avião movido a energia solar que completou a volta ao mundo. Outros projetos buscam encontrar soluções para modelos elétricos.

avião futurístico
Foto: KLM

Por outro lado, o uso de biocombustíveis em voos comerciais já é uma realidade. Aliás, o próximo passo da Flying V será inserir combustível sustentável – a companhia não especificou qual tipo será testado.



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais