Notícias

‘Labrador-robô’ corre e pula obstáculos sem auxílio visual

Compartilhe:     |  7 de julho de 2018

Um robô de 40kg pronto para inspecionar terrenos, escadas, calçadas e obstáculos: esse é o Cheetah 3, a terceira versão de um aparelho desenvolvido por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O resultado é um tanto quanto assustador: o robô tem o tamanho de um labrador adulto e  consegue subir escadas, pular obstáculos e até recuperar seu equilíbrio quando for empurrado ou chacoalhado.

No momento a ideia é que a invenção seja utilizada para monitoramento, mas os cientistas não descartam a possibilidade de o Cheetah realizar tarefas humanas, principalmente em situações de desastres naturais e resgates.

“Acredito que há várias ocasiões nas quais gostaríamos de mandar robôs para realizar tarefas simples em vez de humanos”, afirmou Sangbae Kim, professor de engenharia mecânica do MIT responsável pelo design do robô, em anúncio. “Tarefas sujas, difíceis e perigosas podem ser feitas com mais segurança por robôs controlados.”

Segundo o engenheiro, o diferencial do Cheetah é justamente não depender da visão. “A visão pode ser bagunçada e imprecisa, ou até indisponível algumas vezes, e se depender demais da visão, o robô pode estar na posição certa mas ser devagar”, disse Kim. “Então queríamos que o robô dependesse mais de informações táteis. Dessa forma, ele pode lidar com obstáculos inesperados enquanto se move rapidamente.”

Veja um vídeo do robô do MIT em ação.

 



Fonte: Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais