Trilhas da Paraíba

Lagoa Seca

Compartilhe:     |  14 de abril de 2019

Vista da cidade de Lagoa Seca no crepúsculoLagoa Seca é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Sua área territorial é de 109 km² e sua distância da capital João Pessoa é 129 km. Seu clima é o tropical úmido, com temperatura média anual em torno de 22 °C, sendo a mínima de 14 °C e a máxima de 33 °C.

Localizada no Planalto da Borborema, Lagoa Seca possui altitude média de 640m. A cidade limita-se com os municípios de Campina Grande, Massaranduba, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas, Puxinanã e Esperança.

História

Resultado de imagem para lagoa seca paraíbaA origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denominação, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escorregou na lagoa e exclamou: “Como pude escorregar em uma lagoa seca!”. Os comentários se propagaram na região, batizando o município.

Os primeiros habitantes de Lagoa Seca foram os índios “Bultrins”. O início de sua povoação se deu em outubro de 1929, e teve como fundador Cícero Faustino da Silva. Sua elevação à categoria de vila ocorreu em 1933, período no qual foi nomeada de “Vila de Ipuarana” (origem indígena) IPU=lagoa e ARANA=ruim, seca. Surge daí mais uma versão para o nome do município. A cidade também já foi chamada de Lama da Gata e Tarimba.

Entre 1939 e 1940, frades Franciscanos procedentes da Alemanha, Lamberto Hotting, Pedro Westerman e Manfredo Ponterburg construíram um grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio (Convento Ipuarana), dando impulso à formação da vila.

O distrito foi criado em 1934 e o município desmembrou-se de Campina Grande com sua emancipação política em 4 de janeiro de 1964. A cidade possui os seguintes distritos: Chã do Marinho, Floriano, São Pedro (Campinote), Alvinho e Jenipapo.

O censo demográfico de 2010 cadastrou aproximadamente 25.911 pessoas residindo em Lagoa Seca, destes 13.168 são do sexo feminino e 12.743 do sexo masculino. Uma parte significativa da população reside na zona rural. A densidade media da população é de 236,97 hab./km² a quinta maior do estado.

Turismo

A imagem da Virgem dos Pobres está situada na entrada da cidade, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domingos e dias santificados.

Os eventos religiosos destacam-se como uma importante manifestação cultural e turística. A principal festa da cidade é a da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizada no dia 18 de novembro. No dia 13 de junho ocorre a tradicional procissão de Santo Antônio, e em 4 de outubro a procissão de São Francisco.

Lagoa Seca é conhecida por suas famosas casas de Shows, a Vila do Forró e o Vale do Jatobá atraem inúmeros turistas.

O Convento Ipuarana (Colégio Seráfico Santo Antônio), localizado no sítio Santo Antônio, funciona atualmente como uma espécie de centro de convenções. É conhecido na região por sua estrutura arquitetônica.

https://i0.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b4/Pinga_lagoa_seca.jpg?resize=640%2C480&ssl=1Um dos atrativos naturais de Lagoa Seca é a Cachoeira do Pinga, no limite com o municípío de Matinhas. Há ainda no Sítio Amaragi um sítio arqueológico com arte rupestre, contendo marcas nas pedras muito semelhantes às encontradas na pedra do Ingá, na Paraíba, fazendo supor alguma ligação entre os povos de ambas as regiões.

Artesanato

O artesanato local é conhecido pela arte em madeira, couro, renda e estopa. Com destaque para a vultuosa produção de artesanato baseada em estopa.

Economia

Resultado de imagem para lagoa seca paraíbaEntre as diversas atividades econômicas na economia do Município predomina o cultivo de produtos Hortifrutigranjeiros (tendo como destaques a laranja, a banana e o chuchu) e a avicultura.

Na agropecuária a criação de bovinos, suínos e ovinos fortalece a economia local. A indústria de farinha de Manoel Pereira é a principal base da atividade industrial na cidade.

No comércio a farinha de mandioca, a batatinha, o frango para o abate, as frutas e verduras são distribuídas para a região. A feira realizada nos fins de semana comercializa os mais variados produtos, servindo de elo de ligação comercial entre Lagoa Seca e cidades vizinhas.
Serviços

Resultado de imagem para lagoa seca paraíbaO município possui três postos de gasolina, várias mercearias e bares, salões de beleza, sete farmácias sendo duas veterinárias, papelarias, casas de jogos eletrônicos e de acesso à internet, panificadoras, lojas e diversos pontos comerciais.

A cidade conta ainda com consultórios odontológicos particulares, um escritório da EMATER, EMEPA, um posto da ENERGISA, um posto de serviço da CAGEPA, uma agência do Banco do Brasil, Bradesco, Correios e outros estabelecimentos prestadores de serviços.

Religião

A religião predominante na cidade é o Catolicismo, seguido pelo Protestantismo em diversas denominações. Porém, na cidade também existe uma igreja do Santo Daime e uma da União do Vegetal, ambas religiões tendo como característica o consumo da Ayahuasca.

A Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fica localizada no centro da cidade de Lagoa Seca, no interior da Paraíba. Teve sua pedra fundamental abençoada em 15 de agosto de 1953, e inaugurada com um ano depois no dia 15 de agosto de 1954 pelo então bispo Diocesano de campina Grande Dom Anselmo Pietrulla.

O Convento Ipuarana se localiza no município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba.

De 1941 até 1971 funcionou no convento o Seminário Seráfico de Santo Antônio (Ipuarana), que durante estes 30 anos formou mais de 3000 alunos. O Convento de Ipuarana é hoje uma referência para católicos de todo o estado e até mesmo do país, funcionando atualmente como um centro de encontros e convenções. Pertençe à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, e é o maior convento desta província que abraje todo o nordeste exceto Maranhão e Piauí.

No ano de 2008 o convento abriu as portas da casa Porciúncula para ser a sede do noviciado Franciscano da província, recebendo cinco noviços. Todos os anos no dia 2 de fevereiro, os noviços professam os primeiros votos e partem para outra cidade enquanto na Porciúncula uma nova turma de noviços passam um ano de estudos e pastorais na paróquia da cidade de Lagoa Seca.

A imagem da Virgem dos Pobres, ou Nossa Senhora de Banneux como é mundialmente conhecida, fica em uma gruta construída em sua homenagem no ano de 1958 no município de Lagoa Seca. A imagem da Virgem dos Pobres foi trazida para o município de Lagoa seca por Frei Pascoal Becker, que era da Alemanha e estava noBrasil a serviço da Ordem Franciscana. A imagem saiu de Banneux na Bélgica para Lagoa Seca em 1958.

Após conhecer a história da aparição da Virgem dos Pobres e a fé do povo alemão, Frei Pascoal trouxe a imagem da Virgem dos Pobres para Lagoa seca. Como a exemplo da Alemanha, foi construída uma gruta próxima da BR-104 para abrigar a imagem. A Virgem dos Pobres foi inaugurada em 19 de outubro de 1958. A imagem trazida por Frei Pascoal passou a ser admirada pelos católicos de Lagoa Seca. Por se encontrar em um ponto estratégico na rodovia BR-104, que liga Lagoa Seca a Campina Grande a outras cidades do Brejo Paraibano, a imagem da Virgem dos Pobres passou a ser venerada por fiéis de outras cidades. No local onde a gruta foi construída, passaram a ser realizadas missas e novenas semanalmente. As pessoas passaram a frequentar o local para fazer as suas orações e acender velas em agradecimento pelas graças alcançadas e fazer novos pedidos.

 

 



Fonte: Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais