Notícias

Lewis Hamilton diz que vai zerar suas emissões de carbono até o final do ano

Compartilhe:     |  3 de novembro de 2019

O campeão de Formula 1 afirma que ser vegano é uma das muitas formas com as quais ele está diminuindo sua pegada ambiental

O piloto britânico Lewis Hamilton pretende se tornar neutro em carbono até o final do ano. A alimentação vegana do campeão de F1 é uma maneira de diminuir sua pegada ambiental.

Hamilton adotou uma dieta baseada em vegetais em 2017. Ele tomou a decisão depois de assistir “What The Health”, um documentário que estuda a conexão entre a comida e a doença. O atleta resumiu o momento que está vivendo: “O melhor que eu já senti em toda a minha vida”.

Desde a mudança, Hamilton tem falado sobre seu estilo de vida vegano, focando não apenas nos benefícios para a saúde, mas também sobre os fatores éticos de sua escolha. Ele escreveu sobre crueldade contra animais no Instagram em maio. “É um mundo tão cruel, como alguém pode fazer essas coisas terríveis com outros seres. Me dá tanta dor no coração”, disse o piloto.

Alimentação e meio ambiente

Agora Hamilton está voltando sua atenção para o aspecto ambiental do estilo de vida vegano. Ele foi às mídias sociais após o Grande Prêmio do Japão para dizer: “A extinção de nossa raça está se tornando cada vez mais provável à medida que esgotamos nossos recursos”.

Hamilton destacou que a pecuária é o “maior poluente” da atmosfera, gerando mais emissões de gases de efeito estufa do que o setor de transporte total do mundo. Ele disse ainda que está triste por ver as pessoas “ignorarem o que está acontecendo diariamente”.

“A educação é fundamental e fomos ensinados que comer produtos de origem animal era bom para nós, mas a indústria vem mentindo para nós há centenas de anos”, disse ele.

Hamilton estimulou as pessoas a pesquisar sobre a indústria pecuária – especialmente o desmatamento, o impacto dos oceanos, as mudanças climáticas e a crueldade animal – e a “encontrar a compaixão que ele sabe que todos têm dentro de si”.

“Seja vegano, esta é a única maneira de salvar verdadeiramente nosso planeta hoje”, disse Hamilton. Sua declaração está alinhada com pesquisas que afirmam que uma dieta baseada em vegetais é a mais benéfica para o meio ambiente. A análise mais abrangente do mundo sobre pecuária e meio ambiente, conduzida por pesquisadores de Oxford, descobriu que uma alimentação vegana é “a melhor maneira de reduzir seu impacto no planeta Terra, não apenas os gases de efeito estufa, mas a acidificação global, eutrofização, uso da terra e da água”.

O impacto de Lewis Hamilton no planeta

As palavras de Hamilton levaram alguns a salientar que o motorista viaja para participar de corridas ao redor do mundo, aumentando assim sua pegada ambiental. Mas o atleta manteve suas declarações, dizendo que está trabalhando a cada dia para melhorar.

Ele disse recentemente ao The Sun que foi “inspirado” por um documentário para “fazer mais”. Ele revelou planos de se tornar neutro em carbono antes do próximo ano. Em seu escritório e em sua casa, ele não permite que as pessoas comprem qualquer plástico. “Quero tudo reciclável, até desodorante e escovas de dente”, disse ele.

Hamilton explicou que havia vendido seu avião há mais de um ano. Ele disse: “Agora voo muito menos. Estou tentando voar menos ao longo do ano, principalmente fazendo uso de vôos comerciais, então essa foi uma grande mudança nos meus hábitos “.

Ele evita viagens e, sempre que pode, tenta passar férias no Reino Unido em vez de no exterior. Hamilton acaba de adquirir um carro elétrico inteligente e o piloto vendeu muitos de seus carros. O campão de F1 também está trabalhando com a Mercedes para substituir o interior de seu carro de corrida, atualmente feito de couro.

Ele acrescentou: “Estou constantemente fazendo alterações. Não é uma solução rápida, mas sinto que ao fazer essas mudanças, estou incentivando as pessoas ao meu redor”.



Fonte: Anda - Eliane Arakaki



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais