Notícias

Limão, couve-flor e ovos são alimentos detox que podem ser incluídos no cardápio

Compartilhe:     |  31 de maio de 2021

Os alimentos detox são aqueles que contribuem de alguma forma com a detoxificação ou destoxificação, ou seja, com a eliminação de toxinas e radicais livres do nosso organismo. É o caso da castanha-do-pará, ovo, brócolis e chá verde, por exemplo.

A nutricionista Fernanda Marques explica para o Receitas que alguns órgãos do corpo já fazem essa função detox. Só que, às vezes, é bom dar aquela forcinha extra:

“Nosso fígado, rins e intestino já fazem esse processo natural de detoxificação. Mas dependendo da carga tóxica que a pessoa acumula, é extremamente necessário esse estímulo através da alimentação. Cada alimento tem um mecanismo de ação.”

 

Abacate tem propriedade anti-inflamatória e fibras que ajudam na eliminação das toxinas — Foto: Reprodução/Internet

Abacate tem propriedade anti-inflamatória e fibras que ajudam na eliminação das toxinas — Foto: Reprodução/Internet

Mas quais alimentos têm função detox?

A nutricionista afirma que muitas comidas naturais têm propriedades detoxificantes e sugere o consumo de produtos orgânicos. Confira a lista dos alimentos que são detox!

  • castanha-do-pará é rica em selênio, mineral age como um cofator para a enzima glutationa peroxidase, diretamente ligada à destoxificação dos radicais livres.
  • Alimentos ricos em vitamina E e C (acelga, limão, hortelã, pepino) e betacarotenos (cenoura, abóbora, espinafre, beterraba, mamão) também auxiliam nessa limpeza.
  • limão e a laranja são frutas cítricas que contêm ácido glucurônico – substância responsável por desempenhar papel na desentoxicação. Logo, eles também eliminam as toxinas.
  • Outra opção de fruta é o abacate. Ele é rico em magnésio, potássio e fibras solúveis que auxiliam na eliminação das toxinas. E por ser fonte de ômega 3, o abacate tem ação anti-inflamatória.
  • A couve e a cebola, e os vegetais crucíferos, como brócolis, rúcula, nabo, repolho, agrião e couve-flor, promovem a sulfatação de toxinas com compostos contendo enxofre.
  • Já os alimentos ricos em enxofre (alho, gengibre, ovo e cebola) são outros que possuem efeito positivo no processo detox, principalmente em pacientes diabéticos.
  • No chá verde encontram-se antioxidantes vegetais conhecidos como catequinas – compostos que neutralizam os radicais livres e ajudam na função hepática e desintoxicação do organismo.
  • açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, é outro alimento indicado. Ele vem sendo estudado por ter efeito positivo no fígado. Tanto no tempero dos alimentos como no preparo de chás.

 

Ovos são alimentos que ajudam no processo detox do organismo — Foto: Isabella Pinheiro/Receitas

Ovos são alimentos que ajudam no processo detox do organismo — Foto: Isabella Pinheiro/Receitas

Como consumir os alimentos detox?

A nutricionista indica que deve-se evitar cozinhar as refeições com muita antecedência. Isso para aproveitar ao máximo os nutrientes que cada comida fornece:

“O modo de preparo depende na verdade do tipo de nutriente que você deseja ativar. Mas pensando no aproveitamento dos nutrientes, evite preparar as refeições com muita antecedência. Busque consumir logo após o preparo, com ingredientes 100% naturais (sem aditivos químicos) e, quando possível, com o mínimo de processamento (químico, térmico ou físico).”

Outros benefícios da alimentação detox

As comidas detox também trazem diversos benefícios, como a renovação celular e o aumento da longevidade, conforme lista Fernanda Marques:

“O cardápio e protocolos detox são uma excelente estratégia nutricional. Quando utilizadas de forma embasada, podem ajudar – e muito – a reequilibrar nosso organismo e energia, proporcionar renovação celular, favorecer a perda de peso e aumentar a longevidade. Pessoas que sofrem com doenças autoimunes e inflamatórias, cardiovasculares, doenças neurológicas e alterações frequentes de humor, têm grandes chances de serem beneficiadas com o consumo de alimentos detox.”



Fonte: Receitas



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais