Notícias

Limpar a casa com produtos caseiros é alternativa comum para evitar problemas de saúde

Compartilhe:     |  13 de janeiro de 2015

A alta concentração de elementos tóxicos em produtos de limpeza vem dificultando as tarefas domésticas do dia a dia. Isso porque, o uso indiscriminado de alguns desses produtos pode afetar diretamente a saúde de quem os manuseia e/ou de quem habita o ambiente. Dentre os mais perigosos estão os que matam fungos e bactérias, além de detergentes, sabão em pó e água sanitária.

Além de prejudiciais para a saúde humana, eles também agridem o meio ambiente. Dessa forma, para mitigar os impactos e prevenir contra alergias na pele e nas vias respiratórias, algumas pessoas vêm investindo em produtos de limpeza caseiro.

Eficazes, econômicos e menos nocivos ao meio ambiente e a saúde, esses produtos podem ser encontrados facilmente dentro de casa e, quando bem manuseados, se tornam uma ótima opção.

De acordo com especialistas, inclusive, os produtos caseiros são tão eficazes quanto os comuns, já que são mais leves e possuem compostos naturais que facilitam a limpeza. Por isso, destaca-se tanto a importância seu uso no dia a dia.

Misturas com bicarbonato de sódio, por exemplo, são capazes de desengordurar fogões, pias, paredes e retirar de odor dentro da geladeira. Já para limpar o banheiro, basta usar vinagre branco.

Assim como os produtos citados acima, o sabão de coco tem as suas vantagens também. Em formato líquido, pó ou barra, o produto é bastante utilizado para lavar roupas e louças, substituindo os detergentes normais. Ele, inclusive, é considerado mais potente do que os sabões comuns, já que é mais resistente e forte que os demais.

Biodegradáveis

Outra alternativa sustentável é o uso de produtos biodegradáveis. Com alto poder de limpeza, esses produtos tem como propósito a decomposição mais rápida na natureza e, por isso, são compostos por itens orgânicos, evitando a contaminação do solo, dos rios e do ar.

Neste contexto, destacam-se os detergentes, que podem ser usados no lugar de desinfetantes e água sanitária.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais