Dicas Ecológicas

Lindo e ecológico: o ladrilho artesanal feito de fuligem produzida pela poluição do ar

Compartilhe:     |  18 de julho de 2020

Pense em um ladrilho artesanal que une beleza, elegância e o que é melhor contribui, para a redução da poluição. Pensou? Pois é,  já existe essa inovação e neste conteúdo você terá oportunidade de conhecê-la!

Essa inovação foi criada pelo arquiteto indiano Tejas Sidnal por meio de sua startup Carbon Craft Design, em Mumbai, na Índia, com a finalidade de contribuir para o aproveitamento dos resíduos poluentes provenientes da emissão de CO2, para serem utilizados na fabricação desse ladrilho, que pode servir como piso ou azulejo.

Como tudo começou

Tudo começou quando Tejas Sidnal descobriu que havia métodos para capturar a poluição e se perguntou: “O que fazer com a poluição capturada?”.

Através dessa indagação, ele teve um insight de utilizar uma intervenção arquitetônica para reciclar e também reduzir a poluição do ar.

Para isso, ele pensou que ladrilhos seriam ideais para efetivar sua ideia. Então, nasceu o ladrilho Carbon Tile, feito a partir de tecnologia moderna para a captura de emissões de carbono, na forma de pó de fuligem, que é utilizado como matéria-prima na fabricação dos mesmos.

Outro diferencial do Carbon Tile é que o design e formato são elaborados através de técnicas tradicionais e artesanais, utilizando uma combinação de lascas e pó de mármore prensados em formato elegante.

Para poder cristalizar e expandir seu produto, Tejas Sidnal fundou a Carbon Craft Design, cujo foco principal  objetivo é usar a poluição do ar coletada pela tecnologia AIR-INK e convertê-la em peças de ladrilhos sofisticadas e, ao mesmo tempo, ecológicas.

Vantagens desse ladrilho

As partículas de toxinas presentes na atmosfera, devido aos gases poluentes, prejudicam a qualidade do ar e são perigosas para nossa saúde. Além do mais,  a indústria da construção contribui para esses prejuízos já que é a maior consumidora de matérias-primas e responsável por 39% das emissões globais de carbono, por isso, soluções como a apresentada por Tejas Sidnal contribui para um planeta mais verde e uma vida mais limpa e saudável!

A fabricação de um ladrilho Carbon Tile equivale a limpar 30.000 litros de ar. Isso corresponde a um dia de ar limpo para uma pessoa.

Como é feito esse ladrilho

Segundo Tejas Sidnal, o processo de fabricação do ladrilho de carbono consiste no corte, na modelagem, na união, no enchimento e, finalmente, na formação do ladrilho.

Para o aproveitamento da fuligem poluente como matéria-prima desse ladrilho, é feita uma remoção das impurezas nocivas de metais pesados e, assim, esse material é fundido com uma mistura de cimento e materiais naturais, como derivados de mármore.

Todo esse processo consome menos quantidade de energia em comparação com a fabricação dos azulejos convencionais.

Veja estes vídeos mostrando o processo de produção desses ladrilhos sustentáveis e ecológicos e os seus benefícios.

Boa iniciativa! Que seja um modelo a ser seguido em outros países. Enquanto isso não acontece, façamos nossa parte diminuindo as emissões de poluentes das seguintes formas:

Se cada um contribuir, poderemos reduzir a poluição atmosférica em nosso planeta.



Fonte: GreenMe - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais