Dicas de Praia

Litoral sul de Sergipe atrai turistas com praias de águas calmas e mornas

Compartilhe:     |  7 de janeiro de 2018

O Tô de Folga dessa semana mostra um pouco mais do litoral sul de Sergipe, que tem opção para quem quer relaxar e para quem gosta de movimento.

Para sair de Aracaju em direção a esse destino, o principal acesso é pela rodovia Melício Machado. Pelo caminho, o turista encontra água de coco, amendoim cozido e o colorido artesanato sergipano. A primeira parada é um aperitivo da viagem: a Orla Pôr do Sol, de onde saem barcos todo os dias para um passeio por praias e rios.

O caminho das águas começa pelo Rio Vaza Barris, cercado de manguezais. Aos poucos, a paisagem muda: é quando o barco se aproxima da foz do rio. O mar fica por toda a região e as águas formam prainhas de águas mornas e calmas.

Ao longo do passeio, é possível encontrar vários bancos de areia, todos cheios de piscinas naturais, um convite para relaxar, desacelerar e contemplar um pedacinho do paraíso. Se o visitante tiver sorte pode encontrar alguns bancos de areia isolados de tudo e de todos. Dá para se sentir o dono do pedaço por algumas horas até a maré subir.

“Você tem muito contato com a natureza, tranquilidade, paz, sem barulho, sem música. Então você tá realmente tranquilo”, conta o turista André Ortega.

Quem prefere lugares mais movimentados, há ilhotas que recebem famílias e grupos de amigos, onde é possível praticar stand up paddle. Dá para remar sem medo e conhecer de pertinho cada pedaço desse lugar.

Seguindo a viagem pelo litoral sul de Sergipe, vale muito a pena conhecer também a Praia do Abaís, que fica logo a frente. Quem segue nessa direção dificilmente resiste a uma parada nas barraquinhas que ficam às margens da rodovia. Todas vendem a deliciosa mangaba, fruta típica de Sergipe. Um baldinho com cerca de 2kg custa R$ 10. A fruta é docinha e o suco refrescante e saboroso.

A Praia do Abaís é um local de veraneio. Tem boas ondas e, por isso, é ponto de surfistas. A combinação de areia fina, águas mornas e sol o ano inteiro são os principais atrativos.

Lugar para ficar na região não é problema. Há várias pousadas, a maioria com piscina. Para matar a fome, a sugestão é uma mesa farta com peixes e mariscos da região.

No Abaís, o visitante também tem o privilégio de escolher o tipo de banho. De um lado está o mar agitado em uma enorme extensão de praia. E do outro, a poucos metros, a tranquilidade de uma lagoa com água cor de chá.



Fonte: Jornal Hoje



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais