O lixo em questão

Lixo e água: é preciso conhecer para conscientizar

Compartilhe:     |  23 de junho de 2019

Destino e quantidade de lixo produzidos são problemas no mundo todo

Falar em jornalismo ambiental no Brasil é sinônimo de falar de André Trigueiro, jornalista e professor de Geopolítica Ambiental, editor-chefe do programa Cidades e Soluções (da Globo News), e autor de livros sobre meio ambiente. Há alguns dias, no site da Agência Envolverde, Trigueiro escreveu um artigo muito bom intitulado Uma nova educação para um novo planeta, com várias sugestões para melhorar (ou incluir) a educação ambiental nos currículos das escolas brasileiras. Talvez educando as nossas crianças consigamos nos próximos anos pelo menos desacelerar a destruição ambiental, cada vez mais veloz e assustadora.

O jornalista sugere que os professores façam mais visitas de estudos com seus alunos. Ele acredita que vendo de perto os problemas ambientais os alunos poderão compreendê-los e, a partir daí, mudar a sua forma de pensar e agir: “Que tal uma visita a um aterro de lixo? Verificar “in loco” para onde vão os resíduos, como eles são processados, os odores de uma montanha de lixo com mais de 50 metros de altura. Como é importante reconhecer os impactos que esses resíduos causam à natureza e ao orçamento dos municípios”, explica.

Outra sugestão do ambientalista é uma visita a alguma estação de tratamento de água. Lá será possível comparar a água do manancial que entra na estação, invariavelmente poluída, com aquela que sai tratada (transparente, inodora, insípida e segura para o consumo humano). “Os estudantes deveriam conhecer os custos crescentes do tratamento da água, o arsenal de “armas químicas” utilizadas para torná-la potável e a demanda cada vez maior por água limpa nas cidades onde o saneamento básico é, invariavelmente, sofrível”, escreve ele. Estão aí duas boas sugestões para os professores que começam, agora, a planejar o novo ano letivo.



Fonte: Clic RBS - Blog da Vivi Bevilacqua



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais