Notícias

Maçã cultivada sem agrotóxicos tem mais bactérias benéficas à saúde

Compartilhe:     |  12 de agosto de 2019

Uma pesquisa do Instituto de Biotecnologia Ambiental da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, publicada no periódico Frontiers in Microbiology, confirmou o que diz aquele famoso provérbio inglês: “uma maçã por dia mantém o médico afastado” (“an apple a day keeps the doctor away”).

Eles analisaram maçãs orgânicas e descobriram que elas conseguiam abrigar uma comunidade bacteriana mais diversificada e equilibrada, o que, segundo eles, poderia torná-las mais saudáveis ​​e saborosas do que as maçãs convencionais. Os pesquisadores descobriram ainda que, ao consumir uma maçã orgânica inteira, uma pessoa coloca para dentro do organismo aproximadamente 100 milhões de bactérias “do bem”.

A nossa microbiota intestinal é habitada por dezenas de trilhões de micro-organismos, entre eles bactérias, vírus, fungos e outros seres vivos e, quando nos alimentamos de forma saudável, a tendência é que este ambiente seja povoado por espécies que auxiliam vários processos fisiológicos, como a digestão e a produção de vitaminas.

Portanto, para absorver todos esses benefícios da maçã orgânica, o ideal é consumi-la crua e com casca, para um melhor aproveitamento de todos os nutrientes que possui. Então, que tal fazer uma torta de maçã que dispensa o forno e o fogão?

Torta crua de maçã
Para esta torta você vai precisar de:

6 maçãs orgânicas (inteiras);

1 copo de nozes;

1 copo de castanha-do-pará;

20 tâmaras (sem caroço);

2 colheres (chá) de canela em pó;

Suco de meio limão;

Uma pitada de sal;

Modo de fazer:
Coloque de molho em água filtrada as nozes, as castanhas e as tâmaras, separadamente, por 30 minutos. Após esse período, escorra bem a água das nozes e das castanhas e processe até que fique com a consistência de uma farinha grossa. Adicione a pitada de sal e reserve.

Rale 4 maçãs inteiras, junte o suco de limão e reserve. As duas maçãs restantes, processe com as tâmaras até que forme uma pasta. Misture esse creme das tâmaras com as maçãs raladas e a canela.

Pegue metade da farinha de castanhas e cubra o fundo de formas de tortinhas individuais. Adicione a mistura de maçãs (recheio) e cubra com a outra meta



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais