Notícias

Macacos em risco de extinção doados pelo Brasil são roubados na França

Compartilhe:     |  14 de maio de 2015

Duas famílias de macacos em risco de extinção — sete micos-leões-dourados, propriedade do governo do Brasil, e dez saguis prateados — foram roubadas durante o fim de semana em um zoológico francês, informou o diretor da instituição.

“São macacos extremamente raros, extremamente frágeis que integram um programa internacional de conservação e não nos pertencem”, declarou na segunda-feira (11) à AFP o diretor do centro, Rodolphe Delord.

Os micos, originários do Brasil, pertencem ao governo brasileiro, indicou o diretor. Os ladrões conseguiram evitar os guardas de segurança e as câmeras e entraram no zoológico da localidade de Beauval, no centro da França, na noite de sábado.

“Sabiam exatamente o que queriam levar”, disse Delord, afirmando que os ladrões eram espertos.

O zoológico alertou todas as unidades da gendarmaria francesa e os serviços veterinários sobre o roubo.

“É fundamental que encontremos estes animais muito rápido”, disse Delord.

“São muito difíceis de alimentar e devem ser cuidados por especialistas”, disse.

Por sua vez, o comandante da gendarmaria local disse que “a princípio apenas uma dezena de cuidadores dos 500 funcionários do zoológico têm acesso ao lugar” onde os macacos estavam. “A vigilância nas fronteiras foi reforçada”, advertiu.

Nos últimos anos ocorreram muitos roubos deste tipo em diversos zoológicos.

Nas Ilhas Canárias (Espanha), desapareceram em 2013 vários saguis e na Arábia Saudita sumiram um leopardo e um jaguar em fevereiro de 2015, segundo o boletim francês “A la trace”, especialista em caça ilegal e contrabando de animais.



Fonte: Uol



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais