Notícias

Maior roedor do mundo pesava mais de uma tonelada e tinha mordida poderosa

Compartilhe:     |  6 de março de 2019

Em 2008, foi descoberto um fóssil do que seria o maior roedor que já habitou a Terra. O Josephoartigasia monesi foi um roedor que tinha cerca de 3 metros de comprimento, 1,5 metro de altura e pesava aproximadamente 1 tonelada.

Este parente distante do porquinho-da-índia habitou a região que agora é conhecida como Uruguai. Os incisivos do animal tinham cerca de 30 centímetros de comprimento, mas ele foi extinto há cerca de 2 milhões de anos.

Porém, em um novo artigo publicado no Journal of Anatomy, cientistas recriaram o animal para estimar quão poderosa seria a sua mordida. O estudo envolveu exames de ressonância magnética do crânio, modelagem computadorizada e técnicas de engenharia que podem prever a força de um objeto tridimensional complexo.

Roedor com mordida de tigre

De acordo com os resultados dos testes, a mordida do roedor teria a força de 1.400 N, um número que é similar à mordida de um tigre. Porém, seus fortes dentes seriam capazes de aguentar até três vezes esse valor.

A partir disso, os cientistas concluíram que o animal deveria usar os incisivos não apenas para alimentação, mas também para cavar ou se defender de predadores usando as presas, de maneira similar a como os elefantes lutam.

Esse é um gorducho e dentuço com quem provavelmente nenhum personagem dos quadrinhos teria coragem de fazer bullying.



Fonte: Mega Curioso - MARINA VAL



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais