Notícias

Estudo mostra que a maioria dos aquíferos da Terra está com baixos níveis de água

Compartilhe:     |  18 de junho de 2015

Um estudo divulgado nesta terça-feira (16) mostra o estado crítico que a Terra deve passar por causa da falta de água. Segundo um levantamento feito com dados de satélites da missão GRACE da Nasa, 21 dos 37 maiores aquíferos ultrapassaram o nível de sustentabilidade, ou seja, retira-se mais água do que a natureza é capaz de repor (veja o mapa abaixo). Outros 13 estão em estado crítico, com baixíssimas reservas de água.

“A situação é crítica,” afirmou o cientista da Nasa e líder do estudo, Jay Famiglietti. A pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia Irvine.

Os aquíferos subterrâneos são responsáveis por 35% da água usada no mundo atualmente.

Metodologia

Os cientistas usaram dados da rede de satélites da Nasa e conseguiram mapear a água subterrânea da Terra de uma forma inédita.

Os satélites detectaram mudanças sutis na força gravitacional da superfície da Terra e, dessa forma, os cientistas conseguiram calcular a quantidade de água que havia no subterrâneo. Isso porque essas mudanças gravitacionais indicam que há algo pesado abaixo da Terra, nesse caso, água. O peso do aquífero pode ser medido através dos dados captados pelos satélites.

As mudanças nos níveis dos aquíferos foram tabeladas com dados de uma década: de 2003 a 2013. O estudo pode ser visto na íntegra, em inglês, aqui



Fonte: Uol



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais