Notícias

Mais de 7.500 caranguejos-uçá são apreendidos no período da andada na Bahia

Compartilhe:     |  8 de fevereiro de 2021

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão de meio ambiente do Estado da Bahia, com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) encerrou, no dia 3 de fevereiro, mais uma etapa de fiscalizações realizadas todo ano, durante o período de defeso da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).

Nesta segunda etapa do ano de 2021, foi realizada, simultaneamente, nas regiões do RecôncavoSul e Extremo Sul, incluindo a Baía de Todos os Santos e a Baía de Camamu, com 18 municípios envolvidos, ampliando a cobertura das ações nas áreas litorâneas da Bahia. As atividades visaram intensificar a sensibilização junto às colônias, associações de pesca e secretarias municipais de meio ambiente.

Além das ações visando coibir a captura e comercialização do caranguejo durante a andada, fiscalizando portosmanguezaispontos de venda de mariscos e feiras livres, também foram realizadas barreiras de fiscalização nas estradas por onde escoa o pescado, nos locais já mapeados pelos órgãos em operações anteriores.

No total, foram apreendidos mais de 7.500 indivíduos da espécie caranguejo-uçá, sendo estes devolvidos ao ambiente natural da espécie, os manguezais. Novas ações estão previstas para verificar o cumprimento da Portaria SAP/MAPA N° 325/2020 nos períodos de andada entre 28 de fevereiro e 5 de março e 29 de março e 3 de abril de 2021.

O defeso proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus no período de reprodução dos caranguejos, chamada de “andada”, em 11 estados brasileiros.

Serviço:

Disque Denúncia (Inema): 08000 71 1400 (o anonimato pode ser mantido)anonimamente.



Fonte: Eco Nordeste - por MARISTELA CRISPIM -  Inema/BA



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais