Trilhas da Paraíba

Malta

Compartilhe:     |  5 de dezembro de 2020

Vista noturna da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Malta é uma pequena cidade no interior do estado brasileiro da Paraíba, localizada na Região Metropolitana de Patos. Distante cerca de 332 quilômetros de João Pessoa, a capital, e 31 quilômetros do centro de Patos, seu núcleo urbano importante mais próximo.

Situa-se na Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião de Sousa, limita-se com os municípios de Catingueira, Condado, Patos, São José de Espinharas, Santa Teresinha e Vista Serrana. Possui uma área de 156 km²7 e apresenta uma densidade demográfica da ordem de 35,93 habitantes por quilômetro quadrado.

História

A povoação de Malta data da chegada dos primeiros colonizadores europeus em 1695, época em que Teodósio de Oliveira Lêdo chegou ao Local e dominou os Pêgas, tribo de índios que habitava o local.

Por volta de 1830, João Fernandes de Freitas, construiu uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e em volta, se desenvolveu o núcleo que mais tarde seria a cidade de Malta. O solo fértil, atraiu muitos criadores de gado, que organizaram fazendas tanto para criação como para o cultivo do algodão.

Em 1938 o povoado foi elevado a categoria de Distrito de Pombal pelo Decreto Lei nº 1164 de 13 de novembro de 1938, integrante do município de Pombal assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950. Elevado à categoria de município, com a denominação de Malta, pela lei estadual nº 985, de 9 de dezembro de 1953, desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de Malta. Constituído apenas do distrito sede, instalado em 26 de dezembro de 1953. Após essa data desmembraram-se os distritos de Condado e Desterro de Malta, que hoje fazem parte da 51ª Zona Eleitoral da Comarca de Malta, e então o município de Malta toma a forma atual assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Origem do nome

Acredita-se que o nome de Malta, apesar de incerto, tenha sido dado em homenagem à freguesia portuguesa de Malta, posto que na época de sua fundação, o Brasil e a Paraíba estavam sob o domínio de Portugal e a colonização presente era muito forte.

Clima

O município de Malta insere-se no Polígono das Secas. Possui clima quente úmido com chuvas de verão e outono. Segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas possui o município bioclima 4aTh-Tropical quente de seca acentuada com 7 a 8 meses secos. A pluviometria média anual é de 769,7 mm, com 81,3% do seu total concentrando-se em 04 meses (Janeiro – Abril). A temperatura média anual é de 25,6°C.10

Vegetação

A vegetação é do tipo Caatinga-Sertão. Sendo sua flora típica composta principalmente por espécies como a catingueira verdadeira e a catingueira rasteira, o xique-xique, o cardeiro, a coroa-de-frade, a favela, o mororó, o juazeiro, o jatobá, a jurema, a aroeira, a baraúna, o pinhão, o marmeleiro, o angico, entre outras.

Hidrografia

Malta encontra-se inserida nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Espinharas. Os principais tributários são os riachos: do Castelo, do Feijão, Pitombeira, Aguilhada, da Furna, de Malta, Poço de Malta, Macapá, Timbaubinha, do Juá e o córrego Araújo.

Todos os cursos d’água do município têm regime de fluxo intermitente e o padrão da drenagem é do tipo dendrítico.

 



Fonte: Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais