Notícias

Maracujá é uma fruta tropical que pode trazer diversos benefícios à saúde

Compartilhe:     |  4 de março de 2021

maracujá é uma fruta tropical rica em nutrientes, vitaminas e antioxidantes. O nome “maracujá” inclui várias espécies de frutas comestíveis do gênero de plantas chamado de Passiflora. Essas espécies se distinguem pelo tipo de fruta que produzem, que podem ter tamanhos, cores e sabores diferentes umas das outras.

O maracujá amarelo é o mais comum e popular no Brasil. Seu nome científico é Passiflora edulis flavicarpa. O maracujá roxo (Passiflora edulis edulis) é a espécie mais popular na Europa. Ele tem a pele dura e grossa e sua cor varia do roxo ao violeta.

Há, ainda, o maracujá-doce (Passiflora ligularis), cholupa (Passiflora pinnatistipula) e maracujá-banana (Passiflora mollissima) e maracujá-gigante (Passiflora quadrangularis), que pode atingir até 26 cm.

Conheça alguns benefícios dessa fruta:

Benefícios do maracujá

Rico em nutrientes

maracujá é rico em vitamina A, que é importante para a pele e visão. Também contém vitamina C, importante para o sistema imunológico.

Uma porção de 100 g de polpa de maracujá amarelo in natura tem aproximadamente:

Rico em antioxidantes

maracujá é rico em antioxidantes. Esses compostos ajudam a eliminar os radicais livres nocivos e desempenham um papel vital para manter o corpo saudável.

Os polifenóis presentes no maracujá são compostos vegetais que também possuem uma variedade de efeitos antioxidantes. Eles podem reduzir o risco de inflamação crônica e doenças do coração (confira estudos a respeito: 123).

Fonte de fibra

maracujá também é fonte de fibras. Estas são importantes para manter o intestino saudável, alimentam as bactérias boas, podem melhorar a prisão de ventre, entre outros benefícios. A fibra solúvel ajuda a desacelerar a digestão dos alimentos, o que pode prevenir picos de açúcar no sangue (confira estudo a respeito: 4)

Pode reduzir a ansiedade

maracujá é rico em magnésio, um mineral que pode estar relacionado com a diminuição do estresse e da ansiedade. Uma revisão sistemática realizada em 2017 sugeriu que o magnésio pode ajudar as pessoas a controlar seus níveis de ansiedade. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias.

Sua casca e sementes também são benéficos

Uma pesquisa investigou os efeitos de um suplemento de casca de maracujá roxo nos sintomas de asma ao longo de quatro semanas. O grupo que tomou o suplemento experimentou uma redução na respiração ofegante, tosse e falta de ar.

Em outro estudo feito com pessoas com osteoartrite de joelho, aquelas que tomaram um extrato de casca de maracujá roxo relataram menos dor e rigidez nas articulações do que aquelas que não tomaram.

semente de maracujá, por sua vez, também é fonte de antioxidantes, magnésio, fibras e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo. Além disso, ela é cardioprotetora, pois possui propriedades que podem fazer com que o diâmetro das artérias se expandam, contribuindo com a diminuição da pressão arterial.

Além de todos esses benefícios, o maracujá é uma fruta versátil que pode ser utilizada em muitas receitas. Conheça algumas simples:

Mousse de maracujá

Ingredientes

Modo de preparo

Para fazer o mousse, comece deixando a castanha-de-caju de molho durante uma noite. Depois disso, descarte a água. Em um liquidificador, coloque a polpa do maracujá e água, pulsando somente uma vez.

Adicione a mistura a uma panela com o açúcar e o ágar-ágar. Quando começar a ferver, conte 30 segundos e desligue. Bata bem toda a mistura com as castanhas no liquidificador, coloque no recipiente escolhido e deixe gelar.

Suco de maracujá refrescante

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a polpa do maracujá no liquidificador e pulse por quatro vezes. Depois, coe a mistura na peneira, devolva o suco ao liquidificador e insira os outros ingredientes. Em seguida, é só servir com gelo ou como preferir.

No lugar da água, você também pode utilizar o chá de hortelã e tornar a bebida ainda mais saborosa e benéfica.

Como plantar maracujá

maracujá precisa de espaço, mas pode ser plantado em vasos, desde que tenham capacidade de pelo menos 50 litros. Ele pode ser plantado a partir de sementes, mudas ou estacas.

No caso das sementes, elas devem ser retiradas de um maracujá maduro e ficarem secando por alguns dias. Depois disso, basta acrescentá-las ao solo, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.

Por sua vez, a estaca deve ser plantada junto com um tutor para auxiliar no seu crescimento. No caso da muda, basta transplantar com bastante cuidado.

maracujá requer um solo bem adubado (de preferência com húmus caseiro de composteira), drenado e leve, sem excesso de umidade. Assim, a rega deve ser feita sem exageros apenas quando o solo estiver seco. Como se trata de uma planta tropical, o pé da fruta também precisa de bastante sol.



Fonte: Equip



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais