Notícias

Maritacas destroem plantações de cereais tiram sono de agricultores no noroeste paulista

Compartilhe:     |  20 de julho de 2020

As maritacas chegam fazendo um barulho inconfundível. Elas vivem em grupo e estão sempre à procura de alimento. Quando encontram uma plantação como a de sorgo, com bastante fartura, costumam fixar território.

Na propriedade de Carlos Missiagia, no município de Neves Paulista (SP), as maritacas estão atacando o cereal que ele plantou em uma área de 16 hectares.

O agricultor diz que, em muitas plantas, a perda chega a 100%, tendo sobrado apenas a palha, sem aproveitamento de grão.

As maritacas se reproduzem bem e são excelentes pais para os filhotes. Por isso, os bandos aumentam com uma rapidez impressionante.

O médico veterinário Halim Atique Neto lembra que lidar com o problema não é fácil e que o manejo deve estar de acordo com o Ibama. Ele sugere o uso de espantalho, rojões, predadores (como aves de rapina) e varais com papéis ou metais que reflitam a luz, embora alerte que nenhuma medida seja totalmente eficaz.

Maritacas tiram sono de agricultores
Enquanto o sorgo está verdinho, as aves nem aparecem. O ataque ocorre quando o grão começa a ficar maduro, com cor amarelada.

Eraldo Sérgio Cruciol planta sorgo no município de José Bonifácio (SP) e conhece muito bem o comportamento das maritacas. Todo fim de safra é a mesma história. Ele diz que, sempre no início da manhã e no final da tarde, as aves chegam para a “refeição”. Na safra passada, o impacto foi de 30%.

O agricultor José Carlos Bereta, de Mendonça (SP), tinha sete hectares de sorgo e conta que as maritacas vieram com força este ano, atacando no momento da formação dos cachos. José Carlos perdeu quase tudo que plantou para a produção de silagem para o gado.

A maritaca é da família dos psitacídeos e é parente dos periquitos e papagaios. No Brasil, três espécies são encontradas.



Fonte: Nosso Campo - TV TEM



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais