Notícias

Máscaras podem provocar eczema em pessoas com pele sensível, alerta estudo

Compartilhe:     |  17 de novembro de 2020

Um grupo de médicos dos Estados Unidos sugere que pessoas com pele sensível evitem usar máscaras feitas com materiais sintéticos, como feltro e elástico, durante a pandemia da Covid-19, pois os itens de proteção podem desencadear eczemas e outras alergias.

As descobertas do médico Yashu Dhamija, da Divisão de Imunologia, Alergia e Reumatologia da Universidade de Cincinnati, foram apresentadas neste fim de semana, durante o encontro científico virtual do American College of Allergy, Asma and Imunology (ACAAI).

A eczema é uma reação alérgica a materiais que tocam a pele. De acordo com o médico, o quadro é desafiador porque pode demorar dias para os sintomas aparecerem, dificultando o rastreamento da causa. O especialista apresentou o caso de um paciente de 60 anos que procurou atendimento por três vezes durante a pandemia com eczema, sem saber a real motivação de erupções na face e de um edema na pálpebra.

Ele foi medicado com um antialérgico comum, mas não mostrou melhora. A co-autora do estudo, Kristin Schmidlin, contou que os médicos só descobriram a origem do problema quando perceberam que as lesões estavam no mesmo local por onde o elástico da máscara tinha contato com a pele dele.

Dhamija sugere que as pessoas com pele sensível deem preferência aos modelos com amarração de tecido à base de algodão no lugar dos elásticos. O nó deve ser feito na parte de trás da cabeça para que a proteção fique firme.

“Definitivamente, queremos que nossos pacientes usem máscaras e apliquem o distanciamento social. Isso é obrigatório. Mas eles podem evitar componentes elásticos”, disse.

Uma semana depois de substituir a máscara, o paciente relatou melhora do quadro. Ele também fez uso tópico de medicamentos à base de um esteroide e de um imunossupressor.



Fonte: Metrópoles - BETHÂNIA NUNES



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais