Trilhas da Paraíba

Massaranduba

Compartilhe:     |  26 de outubro de 2019

Massaranduba é um município localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Sua população é estimada pelo IBGE, dados de 2011, em 12.994 habitantes, distribuídos em 206 km² de área.

História

Nos idos de 1918, existia um local onde hoje se encontra edificada a cidade de Massaranduba, uma grande árvore do mesmo nome, em cuja sombra foi construída uma barraquinha para a venda de bebidas e lanches, aos viajantes que por ali passavam. Era de propriedade de Antônio Gomes.

O segundo a se estabelecer foi, José Benício de Araújo que construiu uma casa e um mercado, vindo depois Manoel Firmino, João Soares da Luz, e José Caetano de Araújo.


Emancipação política

Com o desenvolvimento do povoado de Massaranduba formando um grande progresso local, surgiu em 1956 a ideia de emancipá-la politicamente. Isso se deu através da lei estadual nº 3308 de 7 de maio de 1965, que desmembrou o então distrito de Massaranduba de Campina Grande elevando-o a categoria de município formado pelo distrito sede, contando com os distritos de Santa Terezinha, Cachoeira do Gama e Mulungu.

Geografia

Massaranduba encontra-se localizada na Microrregião de Campina Grande. Seu crescimento populacional é de 0,86% anual. A cidade pólo de sua região é Campina Grande cuja distância entre ambas é de 16 km.

Clima

Apresentando um clima tropical com chuvas irregulares durante todo ano segundo o Ministério da Integração Nacional e temperatura média de 28°C. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Sua precipitação pluviométrica anual é de 1.200 mm. O período de chuvas tem início no mês de março prolongando-se até o final de agosto. Os meses mais quentes são: Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e os mais frios são de Maio a Setembro.

Eventos

Em 2002 foi criado o Forró Massa, e que em dois anos ficaria conhecido como, o maior São João fora de época da Paraíba, atraindo pessoas de vários lugares para Massaranduba numa festa que dura três noites e que tem atrações conhecidas em todo o Brasil. A partir de 2009 o Forró Massa passou a se chamar Forró Mais.

Outros eventos são o Moto Massa, a partir de 2009 renomeado de Moto Mais, evento realizado todos os anos na cidade,que reúne praticantes do motocross. Outro evento importante é a Festa da Padroeira Santa Teresinha que atrai centenas de fiéis e, é realizada todos os anos no mês de outubro.

 



Fonte: Espaço Ecológico - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais