Trilhas da Paraíba

Mataraca

Compartilhe:     |  21 de março de 2021

O município de Mataraca limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte, com o Oceano Atlântico e com os municípios de Mamanguape (30 km), Rio Tinto (25 km) e Baía da Traição (21,5 km). A temperatura média anual desse município oscila em torno de 24°C. A vegetação existente no local é a Vegetação Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida. A cidade fica no Litoral Norte da Paraíba, a 92.70 Km de João Pessoa.

Quem visita Mataraca não deve deixar de conferir a Igreja Matriz do Bom Jesus, um passeio pelo rio Camaratuba, um banho na Lagoa Encantada (um espelho de água cristalina cercado de mangabeiras), e a visita ao parque ecológico do Caranguejo Uca (projeto do município com a Universidade Federal da Paraíba, Governos Municipal, Estadual e Federal e iniciativa privada).

Não se pode deixar de visitar também uma das mais belas praias do litoral norte paraibano, Barra de Camaratuba. A aproximadamente 11km da cidade, com pousadas acolhedoras e uma linda paisagem, além de um maravilhoso banho de maré e também com suas trilhas ecológicas e cavalgadas oferecidas pelos hotéis-fazendas da região.

História

Sua história começou na primeira metade do século , sua emancipação proporcionou-se no dia 17 de junho 1963, sendo sua instalação no dia 21 de outubro 1964. A desembocadura do Mataraca e suas adjacências já eram freqüentadas por navegadores franceses antes da colonização da Paraíba, em 1575, feitas pelos portugueses. Entre séculos XVI e XVII, com o estabelecimento da colonização portuguesa, o pernambucano Duarte Gomes da Silveira interessou-se pelo progresso da região.



Fonte: Famup - Pbtur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais