Ecologia e Saúde

Médicos escoceses prescrevem doses de natureza a pacientes

Compartilhe:     |  24 de agosto de 2019

Qualquer pessoa pouco ativa que faça check-up já ouviu de algum médico que é preciso se exercitar. Agora, imagine entrar em um consultório e sair com a recomendação de que é necessário se reconectar à natureza? Pois é isso que uma rede de médicos na Escócia está fazendo. Entre as recomendações, estão caminhadas e quais rotas seguir para encontrar determinadas espécies de pássaros e plantas pelo percurso.

Incentivando passeios na natureza como parte da reabilitação de pacientes, o projeto é chamado “Nature Prescriptions” e é realizado por profissionais da NHS (National Health Service) – o sistema público de saúde do Reino Unido -, que atuam no arquipélago Shetland.

As prescrições foram pensadas em parceria com a organização de proteção aos pássaros Royal Society for Protection of Birds (RSPB) que, tendo como base a realidade local, produziu um panfleto e calendário de atividades sazonais. No verão, por exemplo, a sugestão pode ser fazer uma caminhada na praia pela manhã.

A ideia é oferecer uma gama de opções, que respeite qualquer que seja a condição de saúde do paciente e se a pessoa é mais sociável ou introvertida.

“O projeto fornece uma maneira estruturada para os pacientes acessarem a natureza como parte de uma abordagem não-medicamentosa para problemas de saúde. Os benefícios são que eles são gratuitos, de fácil acesso, permitem uma conexão maior com o entorno, que, esperamos, conduza à uma melhora na saúde física e mental dos indivíduos”, afirmou a Dra. Chloe Evans, do Centro de Saúde Scalloway, onde foi realizado o programa piloto.

A ideia não é substituir os médicos -, quando estes forem necessários. O ponto é que os passeios podem ser parte do tratamento, como um suplemento à medicina tradicional.

Benefícios

Os profissionais que integram o projeto partem de evidências de que pessoas com conexão mais forte com a natureza experimentam maior satisfação com a vida, afeto positivo e vitalidade. Além disso, o grupo reconhece os benefícios da natureza na redução da pressão arterial, redução da ansiedade e aumento da felicidade.

Somos parte da natureza

Não é segredo de que há crescente desconexão entre os seres humanos e a natureza, sobre este fato o CicloVivo abordou no vídeo abaixo:



Fonte: CicloVivo - Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais