Notícias

Menor drone de todos anda, carrega itens pesados e se destrói quando termina tarefa

Compartilhe:     |  31 de maio de 2015

Pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram um robô em miniatura capaz de se mover apenas com ímãs. O minúsculo drone em formato de origami se dobra sozinho, consegue nadar, carregar objetos mais pesados que ele e se dissolve, quando não precisa mais ser usado.

Ele começa como um simples quadrado plano, com 1,7 cm de lado, feito de PVC. Sobre a folha é posicionado um pequeno ímã, fazendo com que a estrutura pese 0,31 g. Ao ser submetido a uma fonte de calor de 15 Hz, o drone se dobra sozinho e fica preparado para andar.

Mas o movimento não acontece de forma autônoma. É necessário que ele esteja sobre uma superfície abaixo da qual ficam quatro bobinas eletromagnéticas. Elas atraem e repelem o ímã, fazendo com que ele sacuda. Devido às bordas irregulares do mini robô, ele começa a se mover, atingindo velocidade de 3 a 4 cm por segundo.

Quando tudo termina, basta mergulhá-lo em um pouco de acetona que o origami se dissolve, restando apenas o ímã. A equipe do MIT espera construir interações que se destruam inteiramente, sem deixar qualquer vestígio, além de conseguir andar ou nadar de forma completamente independente.

Assista ao vídeo do pequeno robô em ação:

Via IEEE Spectrum



Fonte: TechTudo - Raquel Freire



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais