Notícias

Milhares de peixes aparecem mortos em rios do interior de São Paulo

Compartilhe:     |  22 de outubro de 2014

Milhares de peixes apareceram mortos, nesta terça-feira (21), em rios do interior de São Paulo. E, por incrível que pareça, a causa pode ter sido a chuva.

A quantidade de peixes mortos impressiona. Cardumes inteiros apareceram boiando à beira do Rio Itapetininga. Famílias ribeirinhas se assustaram com o que viram.

“Quando cheguei já vi os peixes tudo boiando, alguns vivos, se batendo ainda”, diz Antônio Gonçalves, pescador.

A cena se repete ao longo dos 160 quilômetros, da nascente em Pilar do Sul até a foz, em Buri. Pescadores ficaram surpresos. Um vídeo gravado com um celular mostra a mortandade de animais de todos os tamanhos e de diversas espécies. “Tinha muito peixe. Curimba, piau, mandi, até cascudo que é um pouco resistente. Tinha vários, vários”, afirma Silvio da Silva, pescador.

Na mesma região, no Rio Sorocaba, situação parecida. Ao se aproximar das encostas e fazer um movimento na vegetação é que se consegue ter noção do problema. São muitos peixes mortos. Técnicos da Cetesb estiveram no local e descartaram a possibilidade de contaminação da água.

Ainda segundo a Cetesb, a chuva dos últimos dias pode ser a responsável pela morte dos animais.

“Provavelmente essas águas dessas chuvas revolveram o fundo dos rios e isso acaba provocando uma baixa dos oxigênios das águas, o que causa a mortandade de peixe”, afirma Dirceu Micheli, gerente Cetesb.



Fonte: Bom Dia Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais