Notícias

Ministério da Saúde faz alerta sobre vacinação contra o sarampo em crianças com histórico alérgico

Compartilhe:     |  20 de novembro de 2014

Crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca devem evitar a vacina da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) fornecida pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. Quem faz o alerta é o Ministério da Saúde. A entidade está orientando as secretarias estaduais e municipais de saúde sobre um possível risco de o produto causar reações adversas nessas crianças. Alguns casos foram notificados, mas elas passam bem.

Os eventos adversos registrados e a possível associação com a vacina estão sendo estudados. O que já se sabe é que foi encontrada a presença de lactoalbumina hidrolisada na composição do imunizante deste laboratório.  A recomendação é que, antes de vacinar, os pais informem os profissionais de saúde sobre a alergia do filho. Quando o posto receber a dose de outro fabricante, a criança será chamada para recebê-la.

Segundo o Ministério, o produtor Serum Institutte of India Ltd. é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países. Todos os lotes da vacina tríplice viral que estão em uso no Brasil passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS) e foram aprovados para uso. Desde junho de 2014, mais de 4,4 milhões de crianças receberam a vacina no país, e há garantia de sua segurança. O Ministério ressalta que a vacinação contra o sarampo é fundamental para manter o país livre da doença.



Fonte: Revista Crescer



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como deixar o seu cachorro mais feliz

Leia Mais