Notícias

Ministério do Turismo destaca artesanato e cultura quilombolas remanescentes na Paraíba

Compartilhe:     |  2 de setembro de 2014

O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae.

As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região.

O texto da reportagem indica quatro passeios para os turistas que visitarem o litoral entre João Pessoa, Conde e Pitimbu: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi por retratarem a diversidade do litoral paraibano. A Quinzena Cultural é realizada em Pitimbu, sempre no segundo sábado de cada mês. De acordo com o texto, o evento tem por objetivo resgatar e valorizar os saberes da população local. É a oportunidade para artistas e grupos folclóricos (artesão expõem e vendem seus trabalhos em barraquinhas).

A reportagem cita o exemplo de Daurenice Pereira dos Santos, ou dona Nice como ela é conhecida. A paraibana que vive em Tambaba, no Conde, participou de oficinas e recebeu consultoria do projeto Talentos do Brasil Rural. “Depois de entrar no projeto, dona Nice viu a renda familiar subir de menos de um salário mínimo para cerca de R$ 2 mil. As frutas e produtos do Sítio Pontes, antes vendidos na feira ou para atravessadores, atualmente integram as mesas de restaurantes badalados.



Fonte: Ascom



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais