Notícias

Ministra do Meio Ambiente acompanha trabalho de combate aos incêndios

Compartilhe:     |  20 de outubro de 2014

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve em Teresópolis na tarde desta sexta-feira onde se reuniu com as equipes que estão coordenando o combate aos incêndios do Parque Nacional da Serrados Órgãos (Parnaso). Antes da reunião na sede, a ministra sobrevoou a área incendiada do Parnaso e visitou as salas de situação para acompanhar as ações de combate às queimadas.

A visita ocorreu no mesmo dia em que o fogo no parque chegou a Teresópolis. Nossa equipe registrou grandes labaredas consumindo a vegetação na área da Pedra do Serrote. Também vieram à cidade o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do ministério, Alceu José Torres Marques, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Fraga.

A ministra concedeu entrevista exclusiva à Diário TV e ao Jornal Diário para detalhar como está sendo feito o trabalho conjunto entre as equipes para controlar a situação: “A operação está ocorrendo desde o primeiro dia de combate aos incêndios aqui no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É um incêndio que não veio de dentro do parque, ele é externo. De acordo com o que nos foi informado, o fogo veio de atividades ilegais na APA Petrópolis, ou seja, são focos de incêndio que estão sendo iniciados de propósito, essa é a primeira questão. A segunda é que tem todo um arranjo de combate, o cenário de incêndio florestal que nós tínhamos a 24 horas já está completamente diferente, pois hoje já temos cinco frentes dentro do Parque, o que não existia ontem, estava sob controle, o que corrobora mais ainda para incêndio criminoso”.

Além da equipe de combate ao fogo do Instituo Chico Mendes, nas áreas afetadas do parque há também a atuação o IBAMA e do governo do estado através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que atuam na área da urbana. Os casos mais graves estão ocorrendo em Petrópolis, onde o fogo ameaça residências, por isso o governo federal com apoio de helicópteros da Marinha, Ministério da Defesa, Governo Estadual e articulação dos órgãos federais dentro de parque e a Defesa Civil e Corpo de bombeiros nas áreas urbanas.



Fonte: Net Diário



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais