Trilhas da Paraíba

Mogeiro

Compartilhe:     |  15 de junho de 2018

O município de Mogeiro, a 109,50 Km da Capital, está localizado no Agreste paraibano. Sua emancipação política aconteceu e, 12 de dezembro de 1961.

Mogeiro limita-se com os municípios de Ingá (16 km), Itatuba (12 km), Natuba (38 km), Salgado de São Félix (8 km), Itabaiana (17 km), São José dos Ramos (13 km), Gurinhém (20km) e Juarez Távora (17,5 km).

Com relação ao clima, a temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. A vegetação consiste numa transição da Floresta Latifoliada Perenifólia Costeira (Mata Atlântica) para uma vegetação acatingada, encontra-se também uma mata seca subcaducifólia.

História

Os índios Cariris foram os primeiros habitantes da região onde se encontra a cidade de Mogeiro. No ano de 1758, Manoel Pereira de Carvalho recebeu do governo da Província, uma porção de terra situadas em Taipú, entre o Rio Paraíba e o riacho Chamado de Mogeiro. Teria partido dali, a colonização do local.

Antiga estação ferroviária

A estação de Mogeiro foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. Foi demolida completamente há mais de 10 anos atrás.{mosimage} Praticamente nada do prédio restou, apenas na sua frente uma caixa d’água que abastecia as antigas locomotivas, construída muitos anos depois da estação com um depósito subterrâneo de água.




Fonte: Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais