Notícias

Monitoramento: Onças pintadas são filmadas no meio da Mata Atlântica

Compartilhe:     |  21 de junho de 2020

O Parque Estadual Intervales ocupa uma área de quase 42 mil hectares entre os municípios de Ribeirão Grande, Iporanga e Sete Barras, no sul do estado de São Paulo. Ele é uma unidade de conservação permanente que pertence ao contínuo de Paranapiacaba, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país.

O local é considerado patrimônio mundial pela Unesco. O gestor do parque, Thiago Borges Conforti, diz que a biodiversidade é grande. São 430 espécies só de aves.

A área também é a casa de um dos maiores felinos das Américas: a onça pintada. Um projeto de preservação estuda a vida desses animais há 12 anos. As imagens são capturadas com câmeras que utilizam sensores e são disparadas automaticamente quando o animal passa. No total, 19 equipamentos estão espalhados pelo parque.

Beatriz de Melo Beisiegel, coordenadora do projeto, explica que o monitoramento é constante e permite que os colaboradores tracem a história e hábitos de cada animal. A manutenção das armadilhas fotográficas é feita de três em três meses, quando pilhas e cartões de memória são trocados.

O monitoramento vem permitindo a captura de cenas como uma onça e seus filhotes com outros animais andando calmamente no meio da mata. Beatriz diz que é um dos últimos lugares da Mata Atlântica onde ainda é possível ver as pegadas e tantos registros da presença da onça pintada.

A estimativa é que, em todo o contínuo de Paranapiacaba, existam 20 onças. Seis delas já foram identificadas e receberam nomes, uma forma de aproximar os bichos das pessoas e garantir a preservação da espécie.

Modesta é considerada a onça mais velha que se tem registro. Ela começou a ser fotografada em 2008, quando o projeto teve início.

Em torno de 60 a 100 estações de monitoramento devem ser instaladas nas dependências do parque nos próximos meses. As armadilhas serão importantes para criar uma nova estimativa da quantidade de onças pintadas que vivem no remanescente.



Fonte: Nosso Campo - TV TEM



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

A surpreendente velha amizade entre um cão e um golfinho

Leia Mais