Notícias

Município de Alhandra teve maior índice pluviométrico do mês de julho

Compartilhe:     |  6 de agosto de 2014

Os maiores índices pluviométricos da Paraíba, durante o mês de julho, foram registrados nas cidades de Alhandra (184,2 mm), João Pessoa (157,1 mm) e Areia (155,6 mm). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Cabedelo (139,3 mm) e Lagoa Seca (136 mm) completam o ranking dos cinco municípios onde mais choveu no mês passado.

Os dados foram registrados pelas estações pluviométricas do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa e divulgados no Informe Hidroclimático Semanal. O documento também apresenta as cidades de Pedras de Fogo (125,1 mm), Campina Grande (122,1 mm), Alagoa Nova (117,1 mm) Fagundes (116,2 mm) e Conde (110 mm) entre as dez mais chuvosas do Estado.

“Seguindo os padrões climatológicos, as chuvas registradas durante o mês de julho mantiveram-se concentradas especialmente sobre a faixa leste do Estado. Nesse setor, a época mais favorável às chuvas ocorre entre os meses de abril e julho. A partir de agosto, a intensidade e frequência das chuvas tornam-se menores”, informou a meteorologista Carmem Becker.

O informativo destaca ainda que as chuvas resultaram em melhoras nos níveis de açudes do Litoral, Brejo e Agreste. “Os eventos ocorridos contribuíram a um aporte hídrico nas bacias dos rios Camaratuba, Mamanguape e Região do Baixo Curso do Rio Paraíba. A bacia do rio Gramame continua com sua capacidade máxima de armazenamento”, acrescentou Becker.

O Informe Hidroclimático Semanal está disponível na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), onde também são disponibilizados dois boletins meteorológicos diários, níveis dos 124 reservatórios monitorados pela Agência Estadual e informações sobre os Comitês de Bacias.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais