Notícias

Mutirão retira uma tonelada de lixo do Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

Compartilhe:     |  18 de março de 2015

O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara (CE) promoveu um mutirão para retirar lixo e entulho da área da Unidade de Conservação (UC), neste mês. Cerca de 200 pessoas participaram da atividade realizada em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem (comemorado no dia 3 de março), criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, para reafirmar o valor essencial da flora e fauna silvestres.

De acordo com o chefe da UC, Wagner Cardoso, “mais de uma tonelada de resíduos foram recolhidos pelos participantes em seis áreas dentro do perímetro da unidade”. Garrafas pet, sacos plásticos, resto de obras e até mesmo pneus estavam entre os materiais descartados clandestinamente dentro da UC.

A ação teve o patrocínio da Associação Empresarial Eu Amo Jeri, o apoio das prefeituras municipais de Jijoca de Jericoacoara e Cruz (CE), o empenho da população da Vila de Jericoacoara e demais comunidades do entorno do Parque, incluindo associações de bugueiros e guias.

Plano de Ação

O mutirão de limpeza faz parte do Plano de Ação elaborado pelo Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara.

“Os conselheiros participaram de atividades em grupo, exposições dialogadas e debates, que foram devidamente registrados e sistematizados, para que a construção coletiva do planejamento fosse bastante produtiva” explica o chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso. As atividades do plano serão desenvolvidas ao longo do biênio 2015/2016.

O Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara (Conparna) possui um total de 20 cadeiras, sendo oito delas destinadas a instituições governamentais e outras 12 reservadas para representantes da sociedade civil. O objetivo é propiciar a participação social na gestão da Unidade de Conservação.

Sobre o Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara, no estado do Ceará, é uma das 320 Unidades de Conservação federais administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As praias são a maior atração: desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas e propícias para a prática de esportes náuticos.

A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.

O Parque Nacional (UC – Parna de Jericoacoara), foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007.

O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

As Espécies Ameaçadas de extinção e que são protegidas nesta Unidade de Conservação (UC), são: Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), Tartaruga-oliva  (Lepidochelys olivácea) e a Onça-parda (Puma concolor greeni)

Acesse outras informações sobre o parque, desde atrativos até como chegar no local, além das normas de locomoção.



Fonte: Portal Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais